A EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Resumo
O presente estudo tem como objetivo buscar compreender discussões e pesquisas que envolvem a Educação no Campo, com foco especial no ensino da Matemática, suas conexões com os saberes tradicionais e os desafios enfrentados na formação de professores para atuar nesse contexto. Este estudo caracteriza-se por uma abordagem de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico e interpretativo. A constituição do corpus de análise foram os trabalhos publicados nos últimos dez anos no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), esse evento é realizado a cada três anos e, é considerado como um importante espaço de produção e circulação de discursos sobre ensino e aprendizagem da Matemática no Brasil. Para as análises, nos inspiramos na Análise de Conteúdo, por sua contribuição na descrição e interpretação rigorosa e sistemática dos textos selecionados. A fim de analisar os trabalhos, nomeamos três aspectos (1) Educação do Campo e saberes locais na Matemática, (2) A Matemática no campo: conexões entre escola e saberes locais e, (3) Educação do Campo e formação de professores. Esperamos que este estudo possa incentivar e contribuir para futuras pesquisas que versem sobre as relações da Educação do Campo com o ensino de Matemática, em que abarcam a formação inicial de professores e, também, estudos que contemplem professores em exercício em escolas do campo.