A EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

Resumo

O presente estudo tem como objetivo buscar compreender discussões e pesquisas que envolvem a Educação no Campo, com foco especial no ensino da Matemática, suas conexões com os saberes tradicionais e os desafios enfrentados na formação de professores para atuar nesse contexto. Este estudo caracteriza-se por uma abordagem de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico e interpretativo. A constituição do corpus de análise foram os trabalhos publicados nos últimos dez anos no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), esse evento é realizado a cada três anos e, é considerado como um importante espaço de produção e circulação de discursos sobre ensino e aprendizagem da Matemática no Brasil. Para as análises, nos inspiramos na Análise de Conteúdo, por sua contribuição na descrição e interpretação rigorosa e sistemática dos textos selecionados. A fim de analisar os trabalhos, nomeamos três aspectos (1) Educação do Campo e saberes locais na Matemática, (2) A Matemática no campo: conexões entre escola e saberes locais e, (3) Educação do Campo e formação de professores. Esperamos que este estudo possa incentivar e contribuir para futuras pesquisas que versem sobre as relações da Educação do Campo com o ensino de Matemática, em que abarcam a formação inicial de professores e, também, estudos que contemplem professores em exercício em escolas do campo.

Biografia do Autor

Douglas Marin, UFU

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), Campus de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação Matemática, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Campus de Rio Claro. Atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) nos cursos do Instituto de Matemática e Estatística e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. As pesquisas são voltadas à formação de professores que ensinam Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando com as seguintes temáticas: história da educação matemática; proposição e resolução de problemas; tecnologias digitais de informação e comunicação e; práticas de ensino em educação matemática.

Downloads

Publicado

13/11/2025

Edição

Seção

Artigos