SOMOS TODOS DIFERENTES: DIFICULDADES NA LEITURA

Autores

  • Cristiane Lumertz Klein Domingues FAPA & CESUCA

Resumo

O presente artigo aborda um estudo realizado num curso de formação de Psicopedagogos sobre alunos com dislexia. O trabalho tinha como objetivo elaborar jogos que estimulassem a leitura dos alunos disléxicos, bem como aplicar o jogo e acompanhar o desenvolvimento da criança pelas alunas. Para fim de traçar a extensão deste texto foi feito um recorte no trabalho e optou-se por não apresentar resultados somente o caminho que o professor pode percorrer com alunos disléxicos em busca de uma melhor compreensão do distúrbio e de formas de ajudar esse aluno. Para tanto o texto discute alguns aspectos relevantes para que o professor entenda melhor a dislexia, por meio de passagens do filme “Somos todos diferentes” (Taare Zameen Par, Índia, 2007) e no final do trabalho apresentam-se três jogos que foram utilizados pelas alunas nas pesquisas realizadas.

 

PALAVRAS–CHAVE: Dislexia; Aluno; Lúdico.

 

Biografia do Autor

Cristiane Lumertz Klein Domingues, FAPA & CESUCA

Doutorado (2011) e Mestrado (2008) em Letras, área de concentração em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduação em Pedagogia (1993) e especialização (2004) em Leitura: teoria e práxis, pela Faculdade Porto-Alegrense, onde leciona, nos níveis de graduação e pós graduação. Também leciona no curso de Pedagogia no Cesuca - Faculdade Inedi. Alfabetizadora por 15 anos, experiência nos Anos Iniciais e Educação Infantil. Desenvolve estudos nas áreas da alfabetização e letramento; leitura, escrita e oralidade; literatura infantil, em especial poesia infantil e formação de professores.

Downloads

Publicado

02/02/2015