DESAFIOS DO PROFESSOR NA ERA DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
Resumo
Com o progresso das tecnologias digitais e a rapidez com que as informações são propagadas pela Internet, educar cidadãos conscientes para o uso das mídias tem ganhado relevância tanto no ambiente escolar quanto na sociedade em geral. Diante desse cenário tecnológico surgem as indagações a respeito do uso das mídias no âmbito educacional: De que forma a escola, sobretudo, os professores vêm lidando com as mudanças advindas da inserção da mídia no processo de aprendizagem dos alunos? Quais as modificações estão acontecendo no fazer pedagógico dos professores? Os professores estão preparados para essa mudança? Quais os desafios/obstáculos a serem enfrentados? Diante dessas questões, este trabalho tem como objetivo principal, sintetizar, por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, os desafios enfrentados pelo professor da educação básica diante do cenário da educação midiática no Brasil. Tendo como objetivos específicos: apresentar o panorama histórico de emergência de novas tecnologias na educação; descrever os desafios enfrentados por docentes na implementação e elaboração de práticas que considerem a educação midiática; elencar os aspectos formativos, estruturais, pedagógicos e psicológicos na atuação de professores da educação básica no Brasil com a utilização de mídias. As buscas foram feitas em plataformas do Portal de Periódico Capes e Google Acadêmico, sem recorte temporal.