PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/2003

Autores

  • Tania Nunes Davi
  • Zélia Consuelo Rodrigues Silva

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com o apoio da bolsa do PIBIC/FAPEMIG e teve como objetivo geral levantar, apresentar e analisar práticas para a implementação da lei 10639/2003 nas escolas de Ensino Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.Após a fase de leitura teórica sobre o tema por meio de artigos, teses e livros, procuramos elencar propostas pedagógicas sobre a diversidade e o combate a discriminação racial e construir exemplos próprios de estratégias pedagógicas e como aplicá-las no cotidiano da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mapeamos e montamos projetos com estratégias pedagógicas que proporcionem a construção de uma identidade positiva nos alunos afro-descendentes e a diminuição do preconceito por meio do conhecimento da diversidade cultural presente na sociedade brasileira. Para tanto construímos projetos que priorizassem a utilização de diversos gêneros textuais, o trabalho em grupo, a pesquisa e a interdisciplinaridade. É preciso construir estratégias pedagógicas que permitam aos alunos criticarem suas posturas preconceituosas e etnocêntricas. Cabe ao professor se municiar de conhecimento e desenvolver práticas pedagógicas que permitam aos alunos de todas as etnias ter acesso a diversidade cultural brasileira, para isso ele não pode e não deve esquecer que o Brasil é múltiplo e que a proposta do estudo da história e da cultura africana e afro-descente no Brasil não visa criar uma sociedade dicotomizada entre negros e brancos, mas permitir que todos se respeitem, se conheçam e interajam sem preconceitos ou discriminação valorizando o que cada etnia contribuiu para a formação da cultura deste país.

Biografia do Autor

Tania Nunes Davi

Doutora em História pela UFU-MG e professora dos cursos de Administração, Direito e Pedagogia da FACIHUS/FUCAMP

Zélia Consuelo Rodrigues Silva

FUCAMP

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Publicado

29/05/2014