EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE EM CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO NA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA – MG

Autores

  • Mayara Abadia Delfino dos Anjos
  • Ananda Silva Singh
  • José Eduardo Ferreira Lopes

Resumo

Essa pesquisa aborda a Educação para a Sustentabilidade nos cursos de Administração na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – MG e tem como objetivo analisar como os cursos de Administração da região incorporam práticas e conceitos de sustentabilidade em seus currículos, identificando lacunas e oportunidades de melhoria.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, que analisou os planos de ensino, matrizes curriculares e ementas de 26 cursos de Administração, buscando referências aos temas “sustentabilidade” e “sustentável” por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a presença da sustentabilidade nos currículos é heterogênea. Algumas instituições oferecem disciplinas específicas obrigatórias ou optativas, enquanto outras não abordam o tema de forma estruturada. O estudo evidencia que, apesar de esforços pontuais, há um déficit na integração da sustentabilidade como eixo central na formação dos administradores. A ausência de disciplinas obrigatórias sobre o tema em diversas instituições pode comprometer a preparação dos futuros gestores para os desafios da sustentabilidade.

 

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Publicado

17/05/2025

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Seção

Artigos