POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO DA INFÂNCIA NO BRASIL

Autores

Resumo

Este texto discute políticas de alfabetização para a infância no Brasil a partir de uma perspectiva dos programas e ações protagonizadas pelos órgãos governamentais federais nas últimas décadas.  Constituiu-se a partir de uma abordagem de pesquisa qualitativa de caráter documental que teve como objetivo apresentar uma síntese dos principais programas de alfabetização implementados pelo Ministério da Educação no período de 2012 a 2024. Os resultados indicam que os principais problemas são: a descontinuidades das políticas públicas a cada governo, as diferentes concepções de alfabetização nos diversos programas implementados e a lógica das prescrições que fundamenta os documentos legais visando a ordenação e padronização do trabalho pedagógico distanciando, assim, das práticas alfabetizadoras plurais das escolas brasileiras. A complexidade do tema indica que para alfabetizar todas as crianças, é imprescindível que o Brasil passe por profundas transformações econômicas, sociais políticas e culturais.

Biografia do Autor

Lorraine Gomes Rezende, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em educação física pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora da rede estadual de ensino de Ituiutaba.

Valéria Moreira Rezende, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é docente pesquisadora do Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Trabalha com as disciplinas: Currículo, Planejamento Educacional, Prática Educativa e Estágio Supervisionado e Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas - GEPPOPE. Desenvolve pesquisas em Políticas Educacionais com ênfase nos seguintes temas: Ensino Médio, Práticas Educativas, Formação/Trabalho Docente e Currículo.

Rogéria Moreira Rezende Isobe, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Desenvolve atividades de ensino nos cursos de Licenciatura da UFTM bem como atividades de extensão e pesquisa com foco nos seguintes temas: História da Educação, Políticas Educacionais, Cultura e Educação.

Adriana Alves dos Santos Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Administração pela Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas de Ituiutaba (1999) e Especialização em MBA Gestão de Pessoas e Coaching (2014). Atualmente é servidor técnico-administrativo da Universidade Federal de Uberlândia, no cargo de Administradora nível E. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de empresas no setor privado e Instituições Financeiras e Administração de contratos públicos da Universidade.

Downloads

Publicado

13/02/2025

Edição

Seção

Artigos