HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS: AS CONDIÇÕES MATERIAIS DA ESCOLA PRIMÁRIA NA PRIMEIRA REPÚBLICA

Autores

Resumo

Este artigo trata das condições materiais da escola primária representadas nos relatórios dos inspetores técnicos que atuavam na região do Triângulo Mineiro no início do século XX.  A reforma educacional mineira de 1906 instituiu a Inspeção Técnica do Ensino determinando a prática de relatórios quinzenais para dar visibilidade à execução das ações reformistas que preconizavam a remodelação do ensino primário em Minas Gerais. Em seus relatórios os inspetores descrevem as condições materiais das escolas primárias da região evidenciando uma representação negativa sobre elas. Os relatos indicam ainda a necessidade de construção de novas escolas de acordo com os preceitos da higiene indicando que o Grupo Escolar representava a modernidade pedagógica a ser alcançada.

Biografia do Autor

Rogéria Moreira Rezende Isobe, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Desenvolve atividades de ensino nos cursos de Licenciatura da UFTM bem como atividades de extensão e pesquisa com foco nos seguintes temas: História da Educação, Políticas Educacionais, Cultura e Educação.

Valéria Moreira Rezende, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é docente pesquisadora do Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Trabalha com as disciplinas: Currículo, Organização do Trabalho Pedagógico e Estágio Supervisionado . Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho Docente: Políticas e Práticas Educacionais - NUFORPE do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas - GEPPOPE. Desenvolve pesquisas em Políticas Educacionais com ênfase nos seguintes temas: Planejamento, Ensino Médio, Formação/Trabalho Docente e Currículo.

Lorraine Gomes Rezende, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em educação física pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora da rede estadual de ensino de Ituiutaba.

Adriana Alves dos Santos Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Administração pela Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas de Ituiutaba (1999) e Especialização em MBA Gestão de Pessoas e Coaching (2014). Atualmente é servidor técnico-administrativo da Universidade Federal de Uberlândia, no cargo de Administradora nível E. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de empresas no setor privado e Instituições Financeiras e Administração de contratos públicos da Universidade.

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Publicado

13/02/2025

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Artigos