A ESCOLA PRIMÁRIA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM UBERABA-MG

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Resumo

Este artigo investiga a organização da educação primária em Uberaba durante a Primeira República, analisando as políticas educacionais, a estrutura escolar e os desafios enfrentados nesse período. A pesquisa parte da problemática acerca das condições de implementação do ensino primário na cidade e busca compreender como o processo de escolarização se desenvolveu em um contexto de mudanças políticas e sociais. O estudo tem como objetivo examinar as estratégias adotadas pelo poder público para estruturar a educação primária, identificando seus avanços, limitações e impactos na sociedade local. Para isso, utiliza-se a metodologia de análise documental, com base em fontes primárias como relatórios de inspeção escolar, legislações educacionais e registros institucionais da época, além de estudos historiográficos sobre a educação no período republicano. Os resultados evidenciam que, apesar do ideal republicano de universalização do ensino, a educação primária em Uberaba enfrentava dificuldades estruturais, como a escassez de prédios escolares, a falta de materiais didáticos e a carência de professores qualificados. Essas limitações demonstram que a escolarização no período estava longe de ser plenamente acessível a toda a população, refletindo as desigualdades sociais e econômicas da época. Conclui-se que a organização da educação primária em Uberaba, embora tenha representado um avanço na institucionalização do ensino, ainda era marcada por desafios significativos, exigindo adaptações ao longo das décadas seguintes.

Biografia do Autor

Rogéria Moreira Rezende Isobe, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Desenvolve atividades de ensino nos cursos de Licenciatura da UFTM bem como atividades de extensão e pesquisa com foco nos seguintes temas: História da Educação, Políticas Educacionais, Cultura e Educação.

Valéria Moreira Rezende, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é docente pesquisadora do Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Trabalha com as disciplinas: Currículo, Organização do Trabalho Pedagógico e Estágio Supervisionado . Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho Docente: Políticas e Práticas Educacionais - NUFORPE do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas - GEPPOPE. Desenvolve pesquisas em Políticas Educacionais com ênfase nos seguintes temas: Planejamento, Ensino Médio, Formação/Trabalho Docente e Currículo.

Lorraine Gomes Rezende, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em educação física pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora da rede estadual de ensino de Ituiutaba.

Adriana Alves dos Santos Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Administração pela Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas de Ituiutaba (1999) e Especialização em MBA Gestão de Pessoas e Coaching (2014). Atualmente é servidor técnico-administrativo da Universidade Federal de Uberlândia, no cargo de Administradora nível E. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de empresas no setor privado e Instituições Financeiras e Administração de contratos públicos da Universidade.

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Publicado

13/02/2025

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Artigos