Desenvolvimento Profissional Docente: Reflexões Acerca Das Utopias Que A Pandemia Da Covid-19 Tornou Realidade

Autores

  • Thayse Ramos Cardoso Pinto
  • Fabrício Vieira de Moura
  • Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes

Resumo

Com o advento da pandemia da COVID-19, a educação precisou reorganizar suas atividades e, para isso, aderiu a um modelo de ensino denominado “ensino remoto”. Dessa forma, as salas de aulas passaram a ocupar um novo tipo de espaço tendo em vista as peculiaridades que a atividade exigia. Este estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento profissional docente durante esse período pandêmico, com reflexões acerca do trabalho docente relacionado aos aspectos do ensino remoto, das tecnologias e da conviviabilidade. Para tanto, são elencadas pesquisas que expõem as interferências da pandemia no desenvolvimento das competências profissionais do professor, inclusive da profissão docente e do sentido que lhe fora atribuído. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Para a fundamentação teórica pautou-se em autores que dialogam sobre a dimensão do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), como Marcelo-Garcia (1999), Oliveira (2018, 2020) e Jardilino, Sampaio e Oliveri (2021). Os resultados da pesquisa apontam que estamos imersos em questões sociais não resolvidas no que é concernente à carreira e ao DPD – atribuições, redução da remuneração e do status social. Tais problemas sociais foram tão somente mais evidenciados com a pandemia da COVID-19 no Brasil. Os professores tiveram que se reinventar para adaptar suas práticas pedagógicas ao contexto de aulas remotas, buscando novas formas de engajar os alunos e proporcionar uma aprendizagem significativa. Conclui-se que no período pandêmico, o agir docente profissional sobressaiu-se às incumbências da profissão recolocando o papel do professor dentro da sociedade. Os esforços dos professores foram imensuráveis, para se atingir e assegurar a continuação do processo de aprendizagem.

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Publicado

21/11/2024

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Artigos