DIDÁTICA COMPLEXA E TRANSDISCIPLINAR PARA TRANSFORMAÇÃO DO PROCESSO FORMATIVO: AULA DIALÓGICA E CRIATIVA
Resumo
O tema deste artigo se justifica pela necessidade de um ensino capaz de romper com formato tradicional, que valoriza a mera repetição e a preparação para o mercado do trabalho, sem fins significativos para o aluno. As aulas escolares não têm sido espaços abertos a discussões e à formação humana. Compreendendo o processo de hominização, propõe-se, desse modo, a criação de aulas como espaço transdisciplinar, cujos princípios complexos buscam incentivar o diálogo, reconhecer a interconexão entre diferentes saberes, valorizar a diversidade de perspectivas e estimular a autonomia e a reflexão crítica. O objetivo geral é compreender a Didática Complexa e Transdisciplinar como caminho possível para a transformação do processo formativo humano por meio de aulas críticas com problematizações e reflexões multidimensionais, criativas e dialógicas. Como objetivos específicos, tenciona-se analisar os fundamentos epistemológicos e ontológicos que embasam a Didática Complexa e Transdisciplinar na concepção da educação como prática social, além de discutir o papel da formação por uma perspectiva humanística e emancipatória e apresentar possibilidades para uma formação, no contexto da sala de aula, pautada no diálogo, no respeito à diversidade e à criticidade. A pesquisa bibliográfica embasou-se em Morin (2000, 2003, 2011, 2015) e em Suanno (2015, 2022, 2023) entre outros.