EDUCAÇÃO STEM E INCLUSÃO DE GÊNERO: REPENSANDO A SALA DE AULA

Autores

Resumo

Este artigo propõe uma análise crítica sobre a participação de meninas e mulheres nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com foco nos contextos do Brasil e Honduras. Argumenta que a educação STEM, em sua forma atual, é tecnocêntrica e frequentemente perpetua desigualdades de gênero e exclusões culturais. A análise da temática fundamentou-se no campo didático crítico, na perspectiva Didática Complexa e Transdisciplinar (Suanno, 2023) e na Didática Intercultural e Decolonial (Candau, 2023) que propõe princípios que orientam docentes para transformar e reorganizar o processo de ensino-aprendizagem e as salas de aula como espaços formativos que valorizam a ciência e o conhecimento adotando de modo articulado caráter ético, político, estético e técnico. Essas abordagens ajudam a questionar e desmantelar as estruturas de poder que limitam o acesso de meninas e mulheres às áreas STEM, promovendo uma educação mais inclusiva e socialmente crítica. O estudo aponta que as iniciativas atuais, embora representem avanços, não são suficientes sem uma reformulação das políticas educacionais que abordem as hierarquias de saber e promovam a equidade de gênero. Conclui-se que a transformação das práticas pedagógicas é essencial para superar as barreiras históricas de gênero, permitindo a formação de estudantes críticos e capazes de atuar como agentes de transformação social nas ciências e tecnologias.

Biografia do Autor

María José Morales Gámez, Universidade Federal de Goiás

Mestra em Gestão de Energias Renováveis (UNITEC), Doutoranda em Educação, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduada em Ciências Naturais com concentração em Química e Biologia pela Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazán (UPNFM). Professora do Ensino Secundário na área das Ciências Naturais e do Terceiro Ciclo do Ensino Básico na área de Matemática e Inglês. Fulbright TEA, Alumni. Coordenadora do Comitê de Educação na Organização para Mulheres na Ciência para o Mundo em Desenvolvimento (OWSD - Capítulo Honduras). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância - GEaD/CNPq/UFG e da Rede de Pesquisa em EaD Brasil, América Latina e Moçambique (Unirede, 2021-2024)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7150635060001839

ORCID: https://orcid.org/0009-0009-3751-1385

e-mail: moralesgamezmariajose@gmail.com

Telefone: +55 62 9701-8248

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás

Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Professora associada na Universidade Federal de Goiás (UFG), onde obteve graduação em Pedagogia (1995), especialização em Avaliação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2001), mestrado em Educação (2005), e doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Realizou pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Atualmente, Daniela coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFG) e é editora-chefe da revista Em Rede. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/CNPq/FE/UFG) e coordena projetos voltados à qualidade e regulamentação da EaD no Brasil e América Latina. Seu trabalho concentra-se em políticas públicas educacionais, formação de professores e o uso de tecnologias no ensino superior. Daniela tem publicações em revistas nacionais e internacionais e colabora com projetos de pesquisa em rede sobre EaD e políticas educacionais. Sua experiência inclui consultorias para o Conselho Nacional de Educação (CNE) e a UNESCO, além de ser uma referência na discussão sobre a expansão e regulamentação da EaD no Brasil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2278807353455371

ORCID https://orcid.org/0000-0002-1075-2113

e-mail: daniela_lima@ufg.br

Telefone: +55 62 98408-1473

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UCB). Doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona (UB).

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Pedagoga pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora efetiva do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - PPGE/FE/UFG.  Coordenadora do DIDAKTIKÉ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas:

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7736117519324293 

ORCID: 0000-0001-5892-1484  

e-mail: marilzasuanno@uol.com.br

Telefone: +55 62 98445-0606

Núria Lorenzo Ramírez, University of Barcelona UB

Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona (UB). Pedagoga (UB) e Diploma em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Escola de Jordi Rubió i Balaguer  Profesora Titular de Universidad en el Departamento de Didáctica y Organización Educativa de la UB. Miembre del Instituto de Investigación Educativa de la UB y del Grupo de Investigación GREDI.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416603457049696 

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0094-3861

e-mail: nuria.lorenzo@ub.edu

Telefone: +34 637 72 77 45

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutorado em Educação pe la Universidade de Barcelona/ES. Doutor em Educação, UCB/DF. Mestre em Educação pe la Universidad de la Habana/PUC-GO. Psicólogo, UCG/GO. Professor do quadro permanente do Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias – Mielt – da Universidade Estadual de Goiás. Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás – UEG– desde 1996. Membro do grupo de pesquisa Ecotransd – Ecologia dos Saberes, Pesquisador de DIDAKTIKÉ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas:

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0083918417985786 

ORCID: 0000-0003-0624-5378 

e-mail: suanno@uol.com.br

Telefone: +55 62 98400-3500

Marcos Fernandes Sobrinho , IFGoiano e UFCAT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UnB), com pós-doutorado em Direito Público (Universidad de Las Palmas, Espanha).

Licenciado em Física (UFU), bacharel em Direito (UEG) e em Administração (FAAB). Atua como docente permanente e coordenador em programas de pós-graduação (PPGEnEB/IFGoiano e PPGGO/UFCAT). Líder do Grupo de Pesquisa EduCAME/CNPq - Educação Científica, Avaliação e Materiais em Ensino. Grupo de Pesquisa: 

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/215962

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0610561215500712  

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7563-6914

e-mail: marcos.sbf@gmail.com

Telefone: +55 964 9242-2780

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Publicado

07/11/2024

Edição

Seção

Artigos