DELIMITAÇÃO DO CAMPO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO RELACIONADO AOS SABERES DOCENTES QUE CONSTITUEM A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES NÃO ESPECIALISTAS EM MÚSICA

Autores

Resumo

O artigo tem por objetivo delimitar o campo do conhecimento científico relacionado aos saberes docentes que constituem à identidade profissional de professores não especialistas em música, buscando compreender suas implicações no trabalho docente. Para tanto, por meio da pesquisa qualitativa, realizamos uma discussão sobre estado do conhecimento e um estudo teórico relacionado aos saberes docentes e a identidade profissional do professor (TARDIF, 2002; GAUTHIER, 2013; PIMENTA, 2005), constituímos nosso material empírico nos periódicos Scielo, ABEM e BDTD, e nos orientamos em Bardin para a análise de conteúdo. Os resultados apontaram para a necessidade do planejamento/desenvolvimento de atividades formativas pautadas na construção de saberes pedagógico-musicais necessários ao trabalho docente do professor que ensina música na escola.

Biografia do Autor

Adilson de Souza Borges, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC/JOAÇABA)

Licenciatura em Música; Licenciatura em Pedagogia, Mestrado em Educação; Doutorando em Educação; Professor e pesquisador, bolsista FUMDES/UNIEDU

Downloads

Publicado

02/02/2025

Edição

Seção

Artigos