DISTANCIAMENTO SOCIAL NA PANDEMIA E OS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Adriana da Silva Bastianini de Souza
  • Ana Cristina Figueiredo Castellano
  • Rogéria Moreira Rezende Isobe
  • Norma Lucia da Silva
  • Valéria Moreira Rezende
  • Adriana Alves dos Santos Costa

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os principais impactos do distanciamento social decorrentes da pandemia de Covid-19 no processo de ensino-aprendizagem de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação utilizou uma abordagem qualitativa, empregando a pesquisa bibliográfica como procedimento de coleta de dados. O corpus teórico fundamenta-se nos preceitos de Vygotsky, que oferece contribuições significativas para a compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento humano. Os resultados destacam que o afastamento dos alunos do ambiente escolar e a transição para o ensino remoto evidenciaram vulnerabilidades estruturais preexistentes, como a falta de acesso a tecnologias, a ausência de infraestrutura tecnológica e o despreparo dos profissionais para o uso dessas ferramentas. Além disso, as dificuldades de aprendizagem foram intensificadas pelas barreiras socioeconômicas, que impediram o acesso pleno às aulas online e aprofundaram as desigualdades educacionais. As mudanças impostas pela pandemia afetaram diretamente os campos social e educacional, gerando incertezas, insegurança e medos decorrentes do confinamento e distanciamento social, que impactaram negativamente a saúde mental e as interações sociais das crianças, além de prejudicar seu desenvolvimento afetivo e cognitivo. São sugeridas práticas para superar as dificuldades mencionadas, como a reestruturação do ensino, a revisão dos métodos pedagógicos e a formação contínua dos professores para lidar com as novas demandas educacionais, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e adaptável a futuras crises.

Downloads

Publicado

21/10/2024

Edição

Seção

Artigos