DISTANCIAMENTO SOCIAL NA PANDEMIA E OS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os principais impactos do distanciamento social decorrentes da pandemia de Covid-19 no processo de ensino-aprendizagem de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação utilizou uma abordagem qualitativa, empregando a pesquisa bibliográfica como procedimento de coleta de dados. O corpus teórico fundamenta-se nos preceitos de Vygotsky, que oferece contribuições significativas para a compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento humano. Os resultados destacam que o afastamento dos alunos do ambiente escolar e a transição para o ensino remoto evidenciaram vulnerabilidades estruturais preexistentes, como a falta de acesso a tecnologias, a ausência de infraestrutura tecnológica e o despreparo dos profissionais para o uso dessas ferramentas. Além disso, as dificuldades de aprendizagem foram intensificadas pelas barreiras socioeconômicas, que impediram o acesso pleno às aulas online e aprofundaram as desigualdades educacionais. As mudanças impostas pela pandemia afetaram diretamente os campos social e educacional, gerando incertezas, insegurança e medos decorrentes do confinamento e distanciamento social, que impactaram negativamente a saúde mental e as interações sociais das crianças, além de prejudicar seu desenvolvimento afetivo e cognitivo. São sugeridas práticas para superar as dificuldades mencionadas, como a reestruturação do ensino, a revisão dos métodos pedagógicos e a formação contínua dos professores para lidar com as novas demandas educacionais, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e adaptável a futuras crises.