PRODUTOS TÉCNICO-TECNOLÓGICOS NA ÁREA DE ENSINO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
Os Metrados Profissionais são uma modalidade de formação continuada que possuem como objetivo central formar profissionais ainda mais qualificados para o mercado de trabalho. Na área da educação esses programas de pós-graduação apresentam –se na perspectiva de uma demanda contemporânea por profissionais de diferentes áreas de atuação que estão presentes em ambiente educativo. Para área de ensino além da sistematização da própria pesquisa os mestrados profissionais devem gerar um produto técnico tecnológico que por sua vez tem a função de tornar-se a solução materializada para uma lacuna ou problema identificado por aquele profissional pesquisador na educação básica. No ensino de disciplinas como a química, especialmente, os PTT podem atuar como subsídio teórico para o processo de ensino e aprendizagem principalmente com relação ao uso de tecnologia digital para o ensino. Nesse sentido, o objetivo central dessa pesquisa foi, realizar um levantamento de alguns PTT da área de ensino de química que apresentam o uso de tecnologias digitais e promover uma reflexão e discussão sobre como essa produção pode contribuir para o ensino de química e consequentemente para a sua convergência entre tecnologias digitais e o processo de ensino aprendizagem dessa ciência.