OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGENS TEÓRICAS, FILOSÓFICAS E CONCEITUAIS
Resumo
Esse trabalho versa sobre os Campos de Experiências como proposta curricular nos documentos oficiais do Brasil, bem sobre as origens e que possibilidades oferecem para o trabalho com crianças na Educação Infantil (Creches 0 a 03 anos de idade ) e Pré-escola (04 e 05 anos de idade), produzindo uma produção teórica e ao mesmo tempo filosofica que auxilie gestores educacionais e professores na organização do trabalho pedagógico por meio dos direitos de aprendizagens e os Campos de Experiências. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse estudo é de abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica-documental, a partir do conceito de Campos de Experiências, tendo como referência a abordagem de Reggio Emilia na Itália e as orientações curriculares propostas pela BNCC. Como principais conclusões, que existem algumas aproximações e divergências entre a abordagem dos campos de experiências propostos pela experiência italiana e pela BNCC(2017). Ainda que haja as incongruências, os Campos de Experiências na Educação Infantil constituem um grande desafio pela elaboração de um Curriculo Escolar Nacional.