OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGENS TEÓRICAS, FILOSÓFICAS E CONCEITUAIS

Autores

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Esse trabalho  versa sobre os Campos de Experiências  como proposta curricular nos documentos oficiais do Brasil, bem sobre as origens e  que possibilidades oferecem para o trabalho com crianças na Educação Infantil  (Creches 0 a 03 anos de idade ) e Pré-escola (04 e 05 anos de idade), produzindo uma produção teórica e ao mesmo tempo filosofica  que auxilie gestores educacionais e professores na organização do trabalho pedagógico por meio dos direitos de aprendizagens e os Campos de Experiências. A   metodologia   utilizada   para   o   desenvolvimento   desse   estudo   é   de abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica-documental, a partir do  conceito de Campos de Experiências, tendo como referência a abordagem de Reggio Emilia na Itália e as  orientações curriculares propostas pela BNCC. Como principais conclusões, que existem algumas aproximações e divergências entre a abordagem dos campos de experiências propostos pela experiência italiana e pela BNCC(2017). Ainda que haja as incongruências, os Campos de Experiências na Educação Infantil constituem um grande desafio  pela elaboração de um Curriculo Escolar Nacional.

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em Estudos Sociais( Licenciatura Curta - Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação Plena em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari (2001), Graduação Plena em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Graduação Plena em Matemática(2017). Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019) - Pós-Doutorado em Educação / Formação de Professores - Psicologia da Educação Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, e Gestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem. Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná, Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Avaliador e parecerista "Ad hoc" da Revista Valore - Faculdade Sul fluminense - Rio de Janeiro. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu.

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Acadêmico (mestrado e doutorado) e Profissional (mestrado). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991 - OAB/MG 82057). Graduado em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Mestre em Inovação e Sistemas Educativos pela Universidade Autônoma de Barcelona (1999). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais no Ensino - GRUPEM-UFU. Membro do Corpo Editorial das Revistas GeTeC: Gestão, Tecnologia e Ciências; Cadernos da Fucamp; InterSciencePlace. Membro do Corpo Editorial da Editora FUCAMP. É integrante do quadro de avaliadores de Cursos superiores presenciais e a distância do INEP/MEC. Foi Diretor de Ensino da Universidade Federal de Uberlândia (Janeiro de 2017 a Janeiro de 2021). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Docência Universitária, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Educacional, Educação Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Projetos Pedagógicos, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional.

Downloads

Publicado

02/11/2024

Edição

Seção

Artigos