MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO ENVOLVENDO O ESTÁGIO CURRICULAR, ALUNOS DA MODALIDADE PRESENCIAL E ALUNOS DO CURSO A DISTÂNCIA

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo Faculdade Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU).
  • Renata de Oliveira Souza Carmo Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Resumo

Ao levar em conta a relevância do estágio curricular na formação do futuro profissional do mercado de trabalho e, sem perder de vista a importância da motivação acadêmica na construção da aprendizagem, esta pesquisa buscou identificar como características pessoais de alunos (idade, gênero, experiência profissional e a quantidade de períodos/etapas cursados) da modalidade presencial e da modalidade a distância poderiam constituir-se em possíveis direcionadores da sua motivação para cursar o estágio curricular do Bacharelado em Ciências Contábeis. Também foi realizada uma análise comparativa entre os direcionadores identificados para cada uma daquelas duas modalidades de curso superior. A partir de uma amostra de pesquisa composta por 158 estudantes de instituição de ensino superior privada (86 do curso presencial e 72 do curso a distância) e apoiado na análise de regressão linear múltipla pelo método stepwise, este estudo possibilitou identificar que a idade dos alunos foi o principal direcionador da sua motivação para cursar o estágio curricular em ambas as modalidades. Também pôde-se perceber que, no caso dos alunos da modalidade presencial, o tempo de experiência profissional do aluno na área contábil também exerce influência sobre aquela motivação, porém, apresenta um comportamento inverso a ela. Entre outros achados, percebeu-se que as variáveis relacionadas ao gênero e ao estágio/etapa em que o aluno encontrava-se no curso não exerceram qualquer influência sobre a sua motivação para cursar o estágio curricular.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino a distância. Estágio curricular. Métodos quantitativos aplicados.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, Faculdade Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU).

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela  FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Exprofessor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Ex-professor e membro estruturante do curso de Ciências Contábeis à distância (EAD) da UNIUBE. Foi parecerista e roteirista de componentes curriculares para "Educação à Distãncia" da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Finanças, Contabilidade Gerencial e de Custos.

Renata de Oliveira Souza Carmo, Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Formada em Odontologia e Licenciada em Letras pela UNIUBE.

Especialista em Língua e Literatura Inglesa pela UNAERP

Professora da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Downloads

Publicado

17/04/2014