ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Carina Cristiane Pinheiro IFSul
  • Camila Quevedo Oppelt IFSul

Resumo

A educação é uma troca enriquecedora de saberes entre alunos e professores, enfatizando a importância da relação para o desenvolvimento do aluno. A inclusão escolar, mais do que adaptação, é um processo de reformulação do currículo para que todos os alunos, incluindo os autistas, se sintam parte da comunidade escolar. A Constituição Brasileira apoia essa inclusão, destacando que todos, independentemente de diferenças, têm direito à educação regular. Esta pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão abrangente da literatura, incluindo fontes acadêmicas, livros, artigos científicos e documentos legais relevantes. Verificou-se, ainda que timidamente, que todas as crianças e adolescentes no processo de ensino-aprendizagem tem o direito à inclusão, bem como ações de fiscalização de leis e normas da educação. Foi observado através desse trabalho de pesquisa que, assim como precisamos incentivar ações locais urgentes em políticas, sistemas e estruturas, aqueles comprometidos com o ideal de inclusão também precisam  trabalhar de maneira mais ampla, em todas as jurisdições, para promover mudanças culturais entre educadores, pais e colegas.

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Publicado

09/12/2024

Edição

Seção

Artigos