REFLEXÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR NO SISTEMA EDUCATIONAL HAITIANO, À LUZ DA PSICOLOGIA ESCOLAR BRASILEIRA

Autores

Resumo

Este artigo analisou a situação atual da psicologia escolar no sistema educacional haitiano e explora as possibilidades de sua integração, com base nas práticas desenvolvidas no Brasil. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi baseada em análise documental e interpretação teórica. No Haiti, a psicologia escolar ainda não é amplamente reconhecida ou integrada ao sistema educacional. A presença de psicólogos nas escolas é rara e a psicologia em geral é vista como uma disciplina elitista. Após o terremoto de 2010, houve uma conscientização crescente sobre a importância das abordagens psicológicas no apoio às vítimas e na reconstrução do sistema educacional. O contexto educacional haitiano enfrenta desafios como a falta de estruturas formais para a psicologia escolar, o fracasso escolar e a evasão dos alunos. Esses desafios contrastam com a realidade brasileira, onde a psicologia escolar está bem estabelecida e regulamentada, com a Lei 13.935/2019 exigindo a presença de psicólogos nas escolas públicas. A análise também abordou a necessidade de se levar em conta a adaptação das abordagens brasileiras à realidade haitiana, considerando os contextos sociais, políticos e econômicos de ambos os países. A conclusão foi que, para que a psicologia escolar se consolide no Haiti, é essencial criar estruturas institucionais, melhorar a formação dos profissionais e implementar políticas educacionais inclusivas. A integração bem-sucedida da psicologia escolar poderia não apenas melhorar o bem-estar de alunos e professores, mas também contribuir para uma reforma mais ampla do sistema educacional haitiano, promovendo uma educação de qualidade para todos.                                                                                                                    

PALAVRAS-CHAVE: Psicologia Escolar; Sistema Educacional; Integração Psicológica                     

Biografia do Autor

Alexandre Morency, Universidade de Brasilia

Formado em Ciências da Educação pela Escola Superior Isaac Newton no Haiti e com mestrado em Ciências da Linguagem, especializado na análise do discurso midiático, político e institucional pela Universidade Franco-Haitiana do Cap-Haitien no Haiti. Atualmente doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela Universidade de Brasília, com 13 anos de experiência no ensino nos níveis fundamental e secundário no Haiti. Comprometido com a integração da psicologia escolar no sistema educacional haitiano, com uma paixão pela educação e pelo desenvolvimento.

Rayanne Linhares Azevedo , Universidade de Brasilia

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia de Desenvolvimento Humano e Escolar – UnB (2022 - atual) e Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde Mental – UnB (2018). Pós-graduanda no Método Montessori (0 a 12 anos)/ Certificação ABEM (março/2022). Experiência na área de educação, com foco na infância e adolescência. Psicóloga Escolar e atuação na docência para estudantes de graduação.

Regina Lúcia Sucupira Pedroza , Universidade de Brasilia

Professora associada no instituto de psicologia da UnB com mestrado e doutorado na UnB e pós doc na université René descartes- França.

Downloads

Publicado

09/11/2024

Edição

Seção

Artigos