TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO: UMA ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES PRIVADA

Autores

  • Andressa Teles dos Santos
  • Reiner Alves Botinha
  • Cassius Klay Silva Santos
  • Diego Camilo de Souza

Resumo

A teoria da Autodeterminação é um tema bastante debatido em termos de aprendizagem e motivação dos estudantes. A presente pesquisa objetiva identificar, à luz da Teoria da Autodeterminação, quais são os níveis e determinantes de motivação dos estudantes de Ciências Contábeis. A pesquisa teve uma amostra de 88 estudantes no ano de 2018 de uma Instituição de Ensino Superior Privada, sendo aplicado um questionário, caracterizado como survey, e a pesquisa foi classificada como quantitativa e descritiva. Através dos resultados encontrados pode-se perceber que o gênero feminino tende a ter maior motivação que o gênero masculino, e quanto maior a faixa etária mais motivado o estudante se encontra. Verifica-se claramente que de um lado estão aqueles alunos que querem realmente aprender (motivação intrínseca) e de outro lado estão aqueles que não sabem o que fazem na universidade ou se preocupam apenas com a frequência (desmotivação ou motivação externa). Estes resultados mostram a importância de compreender os níveis de motivação dos estudantes como forma de busca do aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

02/09/2024

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Seção

Artigos