ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

Autores

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar aspectos históricos da Educação Infantil no Brasil, enfatizando as principais funções e características das instituições de atendimento às crianças ao longo do tempo. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa que utilizou a pesquisa bibliográfica como procedimento de coleta de dados. Observou-se o caráter assistencialista das primeiras instituições de atendimento à infância, seguido de processos escolares pautados na educação compensatória e na teoria da privação cultural, bem como o surgimento de instituições de caráter pedagógico vinculadas ao sistema educacional a partir da Constituição de 1988. Os resultados sinalizam avanços com o processo de legitimação dos direitos da criança e do reconhecimento da Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica. No entanto, indicam algumas permanências históricas que ainda precisam ser superadas na luta pela construção de uma “Pedagogia da Infância” no Brasil.

Biografia do Autor

Eliane Fonseca Gonçalves , Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduanda em Pedagogia. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Taíse Helena de Santana Paim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduanda em Pedagogia. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Rogéria Moreira Rezende Isobe, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Desenvolve atividades de ensino nos cursos de Licenciatura da UFTM bem como atividades de extensão e pesquisa com foco nos seguintes temas: História da Educação, Cultura e Educação e Políticas Educacionais voltadas para o trabalho docente, reconhecendo o caráter essencialmente histórico dos processos que envolvem a temática.

Valéria Moreira Rezende, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é docente pesquisadora do Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Trabalha com as disciplinas: Currículo, Planejamento Educacional, Prática Educativa e Estágio Supervisionado e Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas - GEPPOPE. Desenvolve pesquisas em Políticas Educacionais com ênfase nos seguintes temas: Ensino Médio, Práticas Educativas, Formação/Trabalho Docente e Currículo.

Adriana Alves dos Santos Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Administração. Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

21/10/2024

Edição

Seção

Artigos