LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPORTÂNCIA, PRÁTICAS E IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA

Autores

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar a importância da ludicidade para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A investigação segue uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica como procedimento de coleta de dados. Os resultados indicam que o lúdico desempenha um papel fundamental na vida infantil, sendo um direito das crianças podem promover o aprendizado de forma significativa. A ludicidade na educação infantil é um tema relevante devido aos seus impactos positivos no desenvolvimento integral das crianças pequenas, estimulando habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras. Os estudos sinalizam ainda a importância da formação docente para o desenvolvimento de metodologias que integrem a ludicidade na prática pedagógica permitindo, desta forma, a criação de ambientes que favoreçam a criatividade, a descoberta e a aprendizagem das crianças pequenas.

 

Biografia do Autor

Leticia Gabriele de Carvalho Silva , Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduanda em Pedagogia. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Taís Cristina Salvador , Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduanda em Pedagogia. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Rogéria Moreira Rezende Isobe, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Desenvolve atividades de ensino nos cursos de Licenciatura da UFTM bem como atividades de extensão e pesquisa com foco nos seguintes temas: História da Educação, Cultura e Educação e Políticas Educacionais voltadas para o trabalho docente, reconhecendo o caráter essencialmente histórico dos processos que envolvem a temática.

Norma Lucia da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Licenciada e bacharel em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1999/2000) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2020). Foi professora da Educação Básica na rede pública de ensino de Uberlândia/MG. Foi professora do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins, onde coordenou o Curso de Especialização em Ensino de História, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Formação de Professores (NUFOR), o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência/Capes) e a área de História do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foi membro do Conselho Editorial da Revista História Hoje (ANPUH/BRASIL) e faz parte do Conselho Editorial da Revista Escritas (Históra/UFT). É professora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenou o Curso de Especialização em EJA para os Privados de Liberdade (2015-2016), curso de EaD direcionado aos professores de escolas do sistema prisional, e a Área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID/UFTM. Atualmente coordena o Curso de Pedagogia EaD (UaB/UFTM), a Comissão Própria de Avaliação (CPA), membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH) e presidente do Comitê Permanente de Formação Docente da UFTM. Tem experiência nas áreas de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Currículo e Avaliação, Didática, Didática da História, Ensino de História, Formação de Professores, História Moderna e História Oral.

Valéria Moreira Rezende, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é docente pesquisadora do Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Trabalha com as disciplinas: Currículo, Planejamento Educacional, Prática Educativa e Estágio Supervisionado e Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas - GEPPOPE. Desenvolve pesquisas em Políticas Educacionais com ênfase nos seguintes temas: Ensino Médio, Práticas Educativas, Formação/Trabalho Docente e Currículo.

Adriana Alves dos Santos Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Administração. Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

21/10/2024

Edição

Seção

Artigos