IMPACTOS DA PANDEMIA NA ALFABETIZAÇÃO
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os impactos da pandemia nos processos de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. A investigação utilizou uma abordagem qualitativa, empregando a pesquisa bibliográfica como método de coleta de dados. Os resultados indicam que houve um impacto negativo da pandemia na aprendizagem das crianças mais pobres sendo que as dificuldades enfrentadas para adotar o ensino remoto refletem os problemas históricos da desigualdade socioeconômica e educacional do Brasil. As dificuldades enfrentadas pelos docentes ocasionaram sensação de insegurança, medo, impotência e incapacidade entre os professores. A evasão escolar e o baixo desenvolvimento nos processos de leitura e escrita foram os principais impactos na alfabetização decorrentes da falta de interação presencial que afetou negativamente a aprendizagem de muitos alunos, pois a prática pedagógica mediada pelo educador é essencial para o desenvolvimento alfabético. O retorno às aulas presenciais revelou comportamentos atípicos em muitos alunos, indicando desafios adicionais na adaptação ao ambiente escolar. O cenário educacional exigirá atenção especial nos próximos anos, com a necessidade de estabelecer estratégias educacionais para suprir os danos causados nos estudantes.