APLICAÇÃO DO PROBLEM-BASED LEARNING: uma percepção dos estudantes do curso de ciências contábeis de uma IES pública

Autores

  • Fernanda de Sousa Peixoto Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Simone Teles da Silva Costa Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Reiner Alves Botinha Universidade Federal de Uberlândia - UFU https://orcid.org/0000-0001-9968-6484
  • Mara Alves Soares Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Resumo

Novas metodologias de ensino vêm sendo utilizadas pelos professores, que buscam meios alternativos para melhor atender às necessidades dos estudantes, impulsionando a qualidade e eficiência do ensino. O Problem-Based Learning (PBL), em português Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), surge como uma dessas estratégias inovadoras. Trata-se de um método de aprendizagem centrado no aluno, que assume um papel fundamental em seu próprio aprendizado por meio da pesquisa, promovendo o desenvolvimento do conhecimento tanto individual quanto em grupo e aprimorando o raciocínio, o pensamento crítico e o entendimento dos alunos. A presente pesquisa teve como objetivo identificar a percepção dos estudantes do curso de graduação em ciências contábeis acerca da aplicação do PBL. O estudo foi desenvolvido com estudantes de uma Instituição de Ensino Superior pública, localizada em Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, matriculados na disciplina de Contabilidade Social. Para a realização da pesquisa, foi aplicado um questionário como instrumento de coleta de dados, com questões voltadas para a aplicação do PBL. Com base na pesquisa realizada, observou-se que a maioria dos estudantes se mostrou satisfeita com a metodologia e interessada em cursar disciplinas neste formato. Além disso, os estudantes destacaram como vantagens: o aumento do senso de liderança, responsabilidade, coletividade e pensamento crítico, e o aperfeiçoamento da capacidade de comunicação. Como limitações, por se tratar de uma aplicação isolada, foi destacada a complexidade de relembrar assuntos previamente estudados que poderiam contribuir para a solução do problema, além da dificuldade de se trabalhar em grupo.

Biografia do Autor

Fernanda de Sousa Peixoto, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (2019).

Simone Teles da Silva Costa, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás, campus Catalão (2018). Pós-graduada em Auditoria Contábil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2019). Graduada em Administração pela Fundação Carmelitana Mário Palmério (2010). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Cruzeiro do Sul (2021).

Reiner Alves Botinha, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor e Mestre em Ciências Contábeis na linha de Contabilidade Financeira pela Universidade Federal de Uberlândia. É professor adjunto da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU). Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis/UFU. Graduado em Ciências Contábeis pela UFU.

Mara Alves Soares, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FEA-RP/USP (2008). Possui especialização em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2002), graduação em Administração pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (1999).

Downloads

Publicado

01/09/2024

Edição

Seção

Artigos