APLICAÇÃO DO PROBLEM-BASED LEARNING: uma percepção dos estudantes do curso de ciências contábeis de uma IES pública
Resumo
Novas metodologias de ensino vêm sendo utilizadas pelos professores, que buscam meios alternativos para melhor atender às necessidades dos estudantes, impulsionando a qualidade e eficiência do ensino. O Problem-Based Learning (PBL), em português Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), surge como uma dessas estratégias inovadoras. Trata-se de um método de aprendizagem centrado no aluno, que assume um papel fundamental em seu próprio aprendizado por meio da pesquisa, promovendo o desenvolvimento do conhecimento tanto individual quanto em grupo e aprimorando o raciocínio, o pensamento crítico e o entendimento dos alunos. A presente pesquisa teve como objetivo identificar a percepção dos estudantes do curso de graduação em ciências contábeis acerca da aplicação do PBL. O estudo foi desenvolvido com estudantes de uma Instituição de Ensino Superior pública, localizada em Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, matriculados na disciplina de Contabilidade Social. Para a realização da pesquisa, foi aplicado um questionário como instrumento de coleta de dados, com questões voltadas para a aplicação do PBL. Com base na pesquisa realizada, observou-se que a maioria dos estudantes se mostrou satisfeita com a metodologia e interessada em cursar disciplinas neste formato. Além disso, os estudantes destacaram como vantagens: o aumento do senso de liderança, responsabilidade, coletividade e pensamento crítico, e o aperfeiçoamento da capacidade de comunicação. Como limitações, por se tratar de uma aplicação isolada, foi destacada a complexidade de relembrar assuntos previamente estudados que poderiam contribuir para a solução do problema, além da dificuldade de se trabalhar em grupo.