EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOCO: A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO DAS ESCOLAS RIBEIRINHAS DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA

Autores

Resumo

Este Estudo visa o debate e as provocações sobre o processo de implementação da Educação Ambiental no currículo das Escolas Ribeirinhas de Ensino Infantil do Município de Cametá – PA. A pesquisa sé do tipo documental e buscou à análise dos documentos oficiais publicados no site do Ministério da Educação (MEC), como também os documentos oficiais disponibilizados tanto no site da Prefeitura, tais quais, os que foram concedidos pela Secretaria de Educação do Município de Cametá que fomentam mudanças e garantias no currículo escolar das unidades de ensino formal da zona Ribeirinha do Município supracitado. Os dados obtidos foram fomentados através das discussões com os autores: Ruffino (2003); Oliveira (2005) e Freire (2005). Através das provocações deste trabalho, percebeu-se que, não há garantia tanto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quanto nos Parâmetros Nacionais Curriculares (PNC) que alcancem a temática da Educação Ambiental nos Anos Iniciais, contudo, no município de Cametá, através do Plano Municipal de Educação, é possível a inserção, de modo que se aproveite a vivencia da criança ribeirinha como fundamento para o ato de educar.

Biografia do Autor

Rammon David Estumano Cohen, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED, da Universidade do Estado do Pará - UEPA (2024), na Linha de Pesquisa: "Saberes Culturais e Educação na Amazônia" - vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Pensamento Social e Educacional das Margens Amazônicas (GEPPSEMA)

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professor Associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais, com atuação como Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação (Stricto sensu) em Administração Pública, em Gestão de Organizações Públicas e de Economia e Desenvolvimento, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Coordenador da área de Economia e Administração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs); Consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); do Instituto de Pesquisas Educacionais INEP/MEC e do CNPq; Editor Chefe da Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR-ISSN: 0103-2003).

Leonardo Avila Novaes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Especialista pelo Programa de Educação Ambiental, da Universidade Federal de Santa Maria. Graduado em Ciências Biológicas, pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

02/11/2024

Edição

Seção

Artigos