EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOCO: A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO DAS ESCOLAS RIBEIRINHAS DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA
Resumo
Este Estudo visa o debate e as provocações sobre o processo de implementação da Educação Ambiental no currículo das Escolas Ribeirinhas de Ensino Infantil do Município de Cametá – PA. A pesquisa sé do tipo documental e buscou à análise dos documentos oficiais publicados no site do Ministério da Educação (MEC), como também os documentos oficiais disponibilizados tanto no site da Prefeitura, tais quais, os que foram concedidos pela Secretaria de Educação do Município de Cametá que fomentam mudanças e garantias no currículo escolar das unidades de ensino formal da zona Ribeirinha do Município supracitado. Os dados obtidos foram fomentados através das discussões com os autores: Ruffino (2003); Oliveira (2005) e Freire (2005). Através das provocações deste trabalho, percebeu-se que, não há garantia tanto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quanto nos Parâmetros Nacionais Curriculares (PNC) que alcancem a temática da Educação Ambiental nos Anos Iniciais, contudo, no município de Cametá, através do Plano Municipal de Educação, é possível a inserção, de modo que se aproveite a vivencia da criança ribeirinha como fundamento para o ato de educar.