ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UM DESAFIO PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maria Geni Pereira Bilio Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriana Omena Santos Universidade Federal de Uberlândia - PPGED e PPGCE/UFU
  • Mirna Tonus Universidade Federal de Uberlândia - PPGCE/UFU

Resumo

Este artigo consiste em uma revisão de literatura que explora o conceito de Alfabetização Científica (AC) e a importância do ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seu objetivo principal é resgatar estudos desenvolvidos sobre o tema da Alfabetização Científica. Essa abordagem visa promover uma educação crítica e de qualidade, capacitando os cidadãos a se posicionar diante de situações e problemas da sociedade em assuntos relacionados à ciência, desde os mais rotineiros até os conteúdos complexos de pesquisas. Em uma sociedade neoliberal e competitiva, é crucial que os professores auxiliem os alunos com as habilidades necessárias para tomar decisões e intervir

de forma crítica em seu ambiente, baseando-se em conceitos científicos compreendidos e questionados. A Alfabetização Científica não se limita ao espaço escolar, mas também se estende ao longo da vida e transcende suas dimensões para os espaços educacionais não formais, influenciados por diversas mídias e linguagens. Os resultados pretendem fornecer conhecimentos importantes para novos pesquisadores e professores, contribuindo para o aprimoramento das práticas de ensino da Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa contribuição é importante para garantir uma educação efetiva e possibilitar que os alunos se tornem cidadãos críticos, capazes de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Biografia do Autor

Adriana Omena Santos , Universidade Federal de Uberlândia - PPGED e PPGCE/UFU

Professora Titular na Universidade Federal de Uberlândia contemplada com bolsa produtividade em pesquisa junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui formação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Mestrado em Ciências da Comunicação (Comunicação e Política) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Doutorado em Ciências da Comunicação (Comunicação e Tecnologias) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Realizou estágio pós-doutoral em Comunicação Pública no Institute for Science, Society and Policy (ISSP) da University of Ottawa (Canadá). Desde 2020 participa da coordenação do GT 18 -Ética, Libertad de Expresión y Derecho a la Comunicación junto à Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación ALAIC. Desde 2021 participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) com ações na pesquisa Technoscientific Issues in the Public Sphere (TIPS) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de Padova (Italia).Atualmente é docente no curso de Jornalismo, faz parte do quadro de docentes do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação - PPGCE (mestrado profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED (mestrado e doutorado) todos na Universidade Federal de Uberlândia, além de ser editora geral da Revista Paradoxos (PPGCE) e líder do grupo de pesquisa CPCienTE - Interfaces em Comunicação Pública da Ciência, Tecnologias e Educação na mesma instituição. É membro da Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM, com mandato na Diretoria Cultural no triênio 2014 - 2017, na Diretoria de Documentação e Memória no triênio 2017- 2020, na Diretoria Administrativa no triênio 2020-2023 e no Conselho Fiscal no triênio 2023-2026. Foi coordenadora do curso de Jornalismo (2009 -2012) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação - PPGCE (2013 - 2017) todos na Universidade Federal de Uberlândia. Foi, ainda, tutora do PET Conexões de Saberes (2010-2018) na mesma instituição e com fomento junto ao MEC/SECAD/SESU. Desenvolveu atividades no Ministério da Educação como membro da Executiva Nacional do Programa Conexões de Saberes junto ao MEC/SECAD/SESU (representação sudeste), e membro da Comissão Nacional de Avaliação do PET junto ao MEC/SESU. Esteve como visiting researcher no Institute for Science, Society and Policy (ISSP) da University of Ottawa (Canadá) no período de 2018-2019, por ocasião do estágio pós-doutoral.Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em comunicação pública, comunicação política, políticas públicas, políticas de comunicação, teorias da comunicação, tecnologias e comunicação. Tendo em vista sua experiência, possui publicações nacionais e internacionais em livros, revistas científicas e eventos científicos correlatos à sua formação.

Mirna Tonus , Universidade Federal de Uberlândia - PPGCE/UFU

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998) e doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com Pós-Doutorado em Sociologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é professora do curso de Comunicação Social: habilitação em Jornalismo e coordenadora do Programa de Pós-Graduação/Curso de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2021-2023 e 2023-2025. Tem 36 anos de experiência na área de Comunicação, tendo atuado em jornal, rádio, Internet, assessoria de comunicação e pesquisa de mercado e opinião, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação, principalmente nos seguintes temas: comunicação, tecnologia, jornalismo, transmídia, mídias sociais, educação e comunicação da ciência. Membro da diretoria do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), nas gestões 2008-2010 (Vice-diretora de Comunicação), 2010-2012 (Vice-presidente) e 2012-2016 (Presidente). Membro da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) nas gestões 2016-2018, 2018-2020 (Conselho Consultivo), 2020-2022 (Diretora Sudeste I) e 2022-2024 (Conselho Consultivo). Membro do GT Campanha em Defesa da Profissão/Regulamentação do Jornalismo (2008-2012). Membro do Conselho da Socicom (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação) 2010-2012 (titular) e 2014-2016 (Conselho Fiscal). Membro da Comissão Técnica de Jornalismo do INEP 2015-2016. Coordenadora de Jornalismo da Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) (2014-2022). Membro da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (Jortec) desde 2012. Coordenadora do Setor de Comunicação e membro do Conselho Curador do Museu Universitário de Arte (MUnA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2020-2024). Membro da Red Clacso GT Apropiación de tecnologías digitales e interseccionalidades 2023-2025.

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Publicado

27/10/2024

Edição

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Artigos