ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UM DESAFIO PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo consiste em uma revisão de literatura que explora o conceito de Alfabetização Científica (AC) e a importância do ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seu objetivo principal é resgatar estudos desenvolvidos sobre o tema da Alfabetização Científica. Essa abordagem visa promover uma educação crítica e de qualidade, capacitando os cidadãos a se posicionar diante de situações e problemas da sociedade em assuntos relacionados à ciência, desde os mais rotineiros até os conteúdos complexos de pesquisas. Em uma sociedade neoliberal e competitiva, é crucial que os professores auxiliem os alunos com as habilidades necessárias para tomar decisões e intervir
de forma crítica em seu ambiente, baseando-se em conceitos científicos compreendidos e questionados. A Alfabetização Científica não se limita ao espaço escolar, mas também se estende ao longo da vida e transcende suas dimensões para os espaços educacionais não formais, influenciados por diversas mídias e linguagens. Os resultados pretendem fornecer conhecimentos importantes para novos pesquisadores e professores, contribuindo para o aprimoramento das práticas de ensino da Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa contribuição é importante para garantir uma educação efetiva e possibilitar que os alunos se tornem cidadãos críticos, capazes de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.