JOGOS SÉRIOS: UTILIZANDO O SCRATCH COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL INCLUSIVA

Autores

  • Ivonilda das Neves UFU
  • Sandra Lucia Horani UFU
  • Renato de Aquino Lopes

Resumo

Este artigo aborda a importância dos jogos sérios (Serious Games) para os alunos em seu desenvolvimento escolar. Trata-se de uma metodologia para a Educação inclusiva devido ao seu potencial em promover o desenvolvimento intelectual, cognitivo e motricidade dos alunos com dificuldades de aprendizagem ou com algum tipo de deficiência que dificulta a assimilação dos conteúdos disciplinares, contribuindo para um ensino inclusivo, dinâmico e eficaz, visto que o ludismo atrai e desperta o interesse e a atenção dos educandos. A questão norteadora deste artigo é: os jogos sérios digitais servem como estratégias pedagógicas no processo do ensino inclusivo? A hipótese é que jogos sérios na prática pedagógica, são um instrumento valioso para o ensinante (professor) e para o aprendente (aluno). A metodologia adotada para esta pesquisa é de natureza qualitativa através da revisão de literatura, apresentando a criação de um jogo sério a ser utilizado como recurso didático-pedagógico em escolas inclusivas.

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Publicado

12/11/2025

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Seção

Artigos