RELAÇÕES INTERPESSOAIS POSITIVAS E HABILIDADES SOCIAIS COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: Promovendo a saúde mental e a cultura de paz nas escolas
Resumo
O presente estudo teve por objetivo analisar oficinas realizadas com profissionais da educação para promover relações interpessoais positivas e habilidades sociais, visando reflexões e ações para o enfrentamento às violências interpessoais e autoprovocadas, favorecendo a promoção de saúde mental e cultura de paz nas escolas. Participaram 225 profissionais de educação que acompanham, orientam e direcionam as equipes escolares da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. São descritas e analisadas quatro oficinas realizadas de modo on-line e baseadas na promoção das habilidades sociais, com o foco em questões como bullying, racismo, LGBTfobia, gordofobia e as violências autoprovocadas. Os profissionais da educação responderam aos instrumentos: Formulário de inscrição e avaliação de necessidades; Ficha de avaliação; Lista de presença. Os resultados evidenciaram ganhos no autoconhecimento e pensamento crítico, expansão no repertório de habilidades sociais, alta taxa de participação e satisfação com as atividades propostas. Destacou-se a necessidade de ampliação de espaços de diálogo sobre temáticas que causam sofrimento psíquico e danos à saúde mental em espaços educativos. Os dados contribuirão para fomentar futuras intervenções com essa população, além de políticas públicas e estratégias para promoção da saúde.