RELAÇÕES INTERPESSOAIS POSITIVAS E HABILIDADES SOCIAIS COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: Promovendo a saúde mental e a cultura de paz nas escolas

Autores

  • Vanessa Leme Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Adriana Pinheiro Serqueira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Aline Lopes Moreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Giulia Nantes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Yasmin Tonelli Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar oficinas realizadas com profissionais da educação para promover relações interpessoais positivas e habilidades sociais, visando reflexões e ações para o enfrentamento às violências interpessoais e autoprovocadas, favorecendo a promoção de saúde mental e cultura de paz nas escolas. Participaram 225 profissionais de educação que acompanham, orientam e direcionam as equipes escolares da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. São descritas e analisadas quatro oficinas realizadas de modo on-line e baseadas na promoção das habilidades sociais, com o foco em questões como bullying, racismo, LGBTfobia, gordofobia e as violências autoprovocadas. Os profissionais da educação responderam aos instrumentos: Formulário de inscrição e avaliação de necessidades; Ficha de avaliação; Lista de presença. Os resultados evidenciaram ganhos no autoconhecimento e pensamento crítico, expansão no repertório de habilidades sociais, alta taxa de participação e satisfação com as atividades propostas. Destacou-se a necessidade de ampliação de espaços de diálogo sobre temáticas que causam sofrimento psíquico e danos à saúde mental em espaços educativos. Os dados contribuirão para fomentar futuras intervenções com essa população, além de políticas públicas e estratégias para promoção da saúde.

Biografia do Autor

Adriana Pinheiro Serqueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aline Lopes Moreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia. Pós-doc no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Giulia Nantes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Yasmin Tonelli, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

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Publicado

08/09/2024

Edição

Seção

Artigos