PLANTÃO PSICOLÓGICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA DA ÚLTIMA DÉCADA
Resumo
Este estudo de revisão integrativa da literatura científica objetivou explorar as pesquisas e intervenções realizadas na área do plantão psicológico. A pesquisa abrangeu as bases de dados LILACS, SciELO, PePSIC, e CAPES no período de 2014 a 2023. Das 44 produções examinadas, a maioria consiste em estudos qualitativos, empíricos e relatos de experiência conduzidos em serviços-escola de Psicologia, envolvendo estudantes, supervisores e clientes atendidos no plantão. Os achados foram divididos em quatro eixos: atuação na pandemia, diversidade de abordagens teóricas, atuação no contexto social e formação em plantão psicológico. Durante a pandemia de COVID-19, o plantão psicológico foi crucial ao oferecer suporte imediato e mitigar efeitos psicológicos adversos. Foi constatada diversidade de abordagens teóricas, com eficácia na promoção da saúde mental em contextos públicos e educacionais. Trabalhos sobre o plantão em contextos sociais evidenciaram sua importância, destacando relatos de experiência em instituições de saúde, segurança, seguridade social, comunitárias e educacionais. O estágio em plantão psicológico mostrou-se essencial na formação de psicólogos, desenvolvendo habilidades práticas e reflexivas, promovendo confiança e competência na promoção da saúde mental. O plantão consolidou-se como um recurso eficaz em situações de urgência nos últimos 10 anos, adaptando-se a diversas abordagens teóricas e à modalidade online. Contudo, identificou-se uma lacuna na investigação de sua aplicação fora do contexto universitário, destacando a necessidade de mais estudos em políticas públicas e intervenções comunitárias.