O ENSINO DOS ATOS DE LER E DE ESCREVER NAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS DOS BOLETINS DO NAHUM: SEÇÃO “EU FAÇO ASSIM” DE 2020 A 2021

Autores

  • Gabriela Rodrigues Cordeiro Universidade Estadual de Londrina
  • Greice Ferreira da Silva Universidade Estadual de Londrina - UEL

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar como os conceitos dos atos de ler e de escrever se materializam nas práticas das professoras alfabetizadoras que escrevem na seção “Eu faço assim”, dos boletins do Núcleo de Alfabetização Humanizadora – NAHum – no período de 2020 a 2021. Este trabalho procura conhecer o NAHum, seus objetivos e princípios, discutir os pressupostos teóricos que sustentam a alfabetização numa perspectiva humanizadora e verificar como tais pressupostos ancoram o ensino dos atos de ler e de escrever nas práticas alfabetizadoras das professoras, explicitadas na seção “Eu faço assim” dos boletins. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental, fundamentado em estudiosos sobre a alfabetização numa perspectiva humanizadora, como Arena (2021), Miller (2020) e Hernandes (2021). Como resultados, aponta-se que o foco do ensino e da aprendizagem se localiza nos enunciados vivos e plenos de sentidos que as crianças trocam, elaboram e se apropriam. Nessa perspectiva, as proposições das professoras ocorrem de forma a criar interesses nas crianças de aprender os atos de ler e de escrever, nas mais diferentes situações nas quais se fazem necessárias, refletindo sobre situações reais e podendo transformar sua vida e a de todos à sua volta.

Biografia do Autor

Gabriela Rodrigues Cordeiro, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Colaboradora do projeto de Pesquisa intitulado: O ensino do ato de ler e do ato de escrever de professores do 1o e 2o anos do Ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Educação de Londrina - PR, coordenado pela Profa Dra Greice Ferreira da Silva.

Downloads

Publicado

28/07/2024

Edição

Seção

Artigos