VOZES DA PANDEMIA: A HISTÓRIA ORAL DE FUTURAS PROFESSORAS (QUE ENSINAM MATEMÁTICA) SOBRE SEUS ENFRENTAMENTOS DURANTE O ENSINO REMOTO

Autores

  • Vinícius Sanches Tizzo Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Resumo

Este texto versa sobre resultados de um projeto de ampla envergadura em que se buscou explorar as potencialidades de trabalhar a História Oral em processos formativos formais de professoras (que ensinam Matemática). Especificamente neste recorte da referida pesquisa, buscamos elaborar uma compreensão sobre o processo de formação inicial de professoras em formação de um curso de licenciatura em Pedagogia sobre seus enfrentamentos cotidianos decorrentes do Ensino Remoto Emergencial provocado pelo contexto da pandemia de COVID-19. Por meio de uma estratégia metodológica inspirada nos afazeres qualitativos da História Oral na Educação Matemática, especificamente buscou-se registrar depoimentos de licenciandas relacionados ao período de isolamento social; analisar os efeitos desse período sobre o processo de formação inicial no contexto geral do curso e da formação matemática em particular; e aventar possibilidades potenciais de trabalho no processo de formação docente inicial em contextos excepcionais. Para tanto, guiou-se pela seguinte problemática de pesquisa: como futuras professoras (que ensinam Matemática) têm operado com seu próprio processo formativo inicial no contexto da pandemia de Covid-19 no âmbito do curso de licenciatura em Pedagogia da UEMG/Ituiutaba? Como resultados, pode-se inferir que o trabalho agrega argumentos às pesquisas atualmente em desenvolvimento sobre os efeitos do Ensino Remoto – no interior da linha de estudos sobre o processo de formação docente –, reflexões que trouxeram à luz nuances dos enfrentamentos cotidianos relacionados ao trabalho de professores e professoras (que ensinam Matemática) em processo de formação.

Downloads

Publicado

29/10/2024

Edição

Seção

Artigos