DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS QUE EVIDENCIAM INVESTIMENTOS NA PRÁTICA EDUCATIVA

Autores

Resumo

Para descrever os diferentes investimentos dos gestores escolares da educação básica no desenvolvimento profissional docente, o artigo analisa narrativas produzidas pelos memoriais de formação de quatro gestores, professores da educação básica, ancoradas no método autobiográfico, com base na análise compreensiva-interpretativa. Os resultados revelaram que os investimentos são diversos, principalmente em cursos de formação promovidos pelo sistema público, com foco em questões burocráticas/administrativas e financeiras, havendo investimentos, também, relativos às questões pedagógicas.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Brito de Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Professora temporária da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, Campus de Timon, em Timon - Maranhão, Brasil. E-mail: britosocorro22@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3192-2062.

Maria da Glória Soares Barbosa Lima, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Professora Associada da Universidade Federal do Piauí – UFPI (aposentada), Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina-Piauí, Brasil. E-mail: glorialima0210@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8586-0840.

Downloads

Publicado

01/09/2024

Edição

Seção

Artigos