MERENDA ESCOLAR E COVID-19: Quais discursos o MEC apresenta na Cartilha de orientação para distribuição dos kits nas Escolas Públicas?
Resumo
Este trabalho apresenta uma investigação analítico-discursiva da Cartilha de Orientações para a execução do PNAE durante a situação de emergência decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19), normatização esta confeccionada pela União, destinada ao controle, orientação e distribuição da merenda de escolas públicas durante o período pandêmico da COVID-19, através de kits. Fundamentados na Análise do Discurso fundada e desenvolvida por Michel Pêcheux (2009), e nas investigações de Orlandi (2007; 2015), Florêncio et al. (2009), dentre outros, realizamos análises de três sequências discursivas, procurando desvelar efeitos de sentido e construções discursivo-ideológicas do Poder Estatal. Os resultados nos mostram uma Cartilha que não traz cunho sancionatório para responsabilização dos gestores públicos, além de apresentar um discurso voltado ao convencimento dos alunos (e seus pais) para que tenham a crença de que haverá kits de alimentação com qualidade, manuseio e transporte adequados, o que deixa escapar diversas dissimulações de responsabilidades alimentares e educacionais inerentes ao Estado.