A PESQUISA DOCUMENTAL NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: CONCEITOS E DISCUSSÕES

Autores

  • Juliana Pena Teixeira Cardoso UNIUBE
  • Professor Doutor Gustavo Araújo Batista

Resumo

RESUMO: A pesquisa ou análise documental possui como definição a construção do conhecimento a partir de documentos oficiais ou não, não tratados, podendo ser fotos, atas, teses, depoimentos e, etc. Poderá ser desenvolvida tanto como pesquisa qualitativa como quantitativa, sendo a qualitativa de escolha da maioria dos autores já que permite com que o pesquisador aprofunde nos fatos e realize uma compreensão detalhada destes. O presente estudo possui como finalidade primordial discorrer sobre a análise documental no âmbito das políticas educacionais, realizando reflexões acerca de definições e conceitos básicos, detalhando características e diferenças entre a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica, além de expor as principais divergências teóricas dessa metodologia de investigação científica. O levantamento bibliográfico estruturou-se em publicações encontradas nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, além de livros e sites educativos referências no assunto em questão, no período de 2008 a 2022 e utilizando dos descritores “Pesquisa documental”, “Políticas educacionais” e Método de pesquisa. Assim sendo, conclui-se que, a pesquisa documental é um método científico essencial para diversas áreas do conhecimento, principalmente nas ciências humanas e sociais.

PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa Documental; Pesquisa Bibliográfica; Políticas Educacionais.

Biografia do Autor

Professor Doutor Gustavo Araújo Batista

Professor Doutor Gustavo Araújo Batista. Graduação: Letras (UFU) e Filosofia (UFU/UNINTER). Mestrado: Educação (UFU). Doutorado: Educação (UNICAMP). Pós-Doutorado: Educação (UFU). Atuação profissional: UNIUBE e UNIFUCAMP. Endereço eletrônico: mrgugaster@gmail.com.

Downloads

Publicado

02/06/2024

Edição

Seção

Artigos