O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E A INSTITUIÇÃO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TUCANO, BAHIA

Autores

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o planejamento educacional no âmbito de um município baiano. A produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com seis sujeitos que participaram ou participam do PAR em diferentes ciclos e momentos. De natureza qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso, a pesquisa situa-se, geograficamente, no município de Tucano- Bahia. A análise dos dados foi realizada mobilizando alguns dos postulados foucaultianos, entre eles, saber, poder, discurso, governamentalidade. Apoiou-se também em autores do campo da gestão, da política e do planejamento educacional. Os resultados evidenciaram que depois da adesão ao PAR, houve uma significativa melhoria do planejamento educacional da rede municipal de ensino de Tucano, sobretudo nas condições físicas das escolas, assim como nas condições de ordem pedagógica e legislativa, com discussões provocadas por meio de suas diferentes dimensões. Entretanto, entendemos que é necessário aprimorar as relações intergovenamentais, sob o princípio básico da produção do saber, com vistas à continuidade de mudanças mais significativas no âmbito do município.

Biografia do Autor

Gledson Reis dos Santos, Prefeitura Municipal de Tucano-BA

Licenciado em Letras (UNEB). Mestre em Ensino (UESB). Professor da Rede Municipal de Ensino de Tucano-BA. 

Sandra Márcia Campos Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação (UNESP). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn).

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e dos Programas de Pós-graduação em Ensino (PPGEN) e Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC).

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Publicado

15/05/2024

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Artigos