O ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TEMAS CANDENTES DAS PESQUISAS ACADÊMICAS

Autores

Resumo

O artigo teve o objetivo de compreender quais são os temas candentes das pesquisas acadêmicas relacionadas ao ensino de música na Educação Básica. Fundamentado em princípios referentes ao ensino de música na escola, realizei uma revisão de literatura, de abordagem qualitativa, de um conjunto de 68 artigos recuperados nas revistas da Abem e Música Hodie, como também nos repositórios da Capes e da Scielo. A análise de conteúdo me permitiu compreender que os temas candentes são: práticas e interações/relações musicais dos professores; musicalização na Educação Infantil; meio social educativo; experiência cartográfica; narrativa biográfica; ensino de música na Educação Infantil; processos de apropriação da música por crianças; repertório musical para crianças; legislação da Educação Musical no Ensino Fundamental; reflexões sobre o ensino de música no Ensino Fundamental; formação de professores de música; trabalho docente musical no Ensino Fundamental; aprendizagem musical no Ensino Fundamental; concepções e relações com a música no Ensino Fundamental; práticas musicais no Ensino Fundamental; preferência musical dos alunos do Ensino Médio; formação de professores de música do Ensino Médio e propostas pedagógicas; ensino de música no Ensino Médio; legislação da Educação Musical no Ensino Médio; e relações, concepções e cultura musical dos alunos do Ensino Médio.

Biografia do Autor

Adilson de Souza Borges, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC/JOAÇABA)

Licenciatura em Música; Licenciatura em Pedagogia, Mestrado em Educação; Doutorando em Educação; Professor e pesquisador, bolsista FUMDES/UNIEDU

Downloads

Publicado

21/12/2023

Edição

Seção

Artigos