UMA REFLEXÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL E INTERACIONAL E DO TRANSLINGUISMO PERANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA

Autores

  • Vitor Sergio de Almeida Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor da Universidade do Estado Minas Gerais (UEMG), Unidade de Ituiutaba, da UFU, campus Pontal. Membro do grupo de pesquisa Políticas, Educação e Cidadania (Polis), sediado na UFU.
  • Aureane Martins Valadão Ferreira Rizza Secretaria Municipal de Educação (SME) de Uberlândia, Minas Gerais.

Resumo

A temática desse estudo interliga três concepções correlatas da Sociolinguística, sendo elas a Educacional e Interacional e o Translinguismo, sob a consecução no processo de ensino-aprendizagem (baseado em uma formação crítica e diversa) de uma língua. O objetivo central é tecer uma análise, mediante uma pesquisa bibliográfica, desses três arcabouços a fim de mostrar o quanto eles podem contribuir na inserção do aluno ao mundo da linguagem e, por conseguinte, à sociedade (as relações identitárias e de poder tão presentes no cotidiano). Eles podem oferecem às crianças a oportunidade de desenvolverem habilidades em múltiplas línguas, por meio da escola, o que permite não apenas o aprendizado de uma nova língua “majoritária”, como ainda fortalecer as habilidades na língua materna, ajudando no aprendizado de outras línguas e na melhor compreensão da realidade/sociedade.

Downloads

Publicado

17/12/2023

Edição

Seção

Artigos