UMA REFLEXÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL E INTERACIONAL E DO TRANSLINGUISMO PERANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA
Resumo
A temática desse estudo interliga três concepções correlatas da Sociolinguística, sendo elas a Educacional e Interacional e o Translinguismo, sob a consecução no processo de ensino-aprendizagem (baseado em uma formação crítica e diversa) de uma língua. O objetivo central é tecer uma análise, mediante uma pesquisa bibliográfica, desses três arcabouços a fim de mostrar o quanto eles podem contribuir na inserção do aluno ao mundo da linguagem e, por conseguinte, à sociedade (as relações identitárias e de poder tão presentes no cotidiano). Eles podem oferecem às crianças a oportunidade de desenvolverem habilidades em múltiplas línguas, por meio da escola, o que permite não apenas o aprendizado de uma nova língua “majoritária”, como ainda fortalecer as habilidades na língua materna, ajudando no aprendizado de outras línguas e na melhor compreensão da realidade/sociedade.