SISTEMAS ESTADUAIS DE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS EMPÍRICAS

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Resumo

O estudo teve como objetivo avaliar as principais implicações identificadas nas pesquisas empíricas que versam sobre os sistemas estaduais de avaliação do rendimento escolar. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujo método de investigação foi a revisão da literatura. Como resultado, o estudo demonstrou que os os critérios de seleção adotados possibilitaram identificar as pesquisas empíricas mais relevantes para o campo da avaliação educacional. Conclui-se que as pesquisas empíricas sobre os sistemas estaduais de avaliação do rendimento escolar são insuficientes e dispersas. Ademais, não existem estudos sistemáticos para verificar se os objetivos desses sistemas e programas de avaliação foram alcançados

Biografia do Autor

Fábio Alexandre Ferreira Gusmão, Universidade Tiradentes

Doutor em Educação. Mestre em Psicologia da Educação. MBA em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva. Especialista em Supervisão, Orientação, Gestão da Educação Básica e Inspeção Escolar. Licenciatura em Ciências Biológicas

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Publicado

17/12/2023

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Artigos