ESTRATÉGIAS PARA POSSIBILITAR O DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES DO ALUNO COM TDAH
Resumo
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) está presente em praticamente todas as salas de aulas, visto que atinge cerca de 5 a 8% das crianças em idade escolar. Cabe ao professor reconhecer a síndrome e encontrar alternativas pedagógicas que incluam o aluno TDAH no processo de aprendizagem. A criança com TDAH pode ter características específicas em três aspectos quando se demonstra a falta de atenção, a hiperatividade e a impulsividade que podem comprometer sua aprendizagem e sua interação com os colegas e professores. Esta pesquisa bibliográfica tem como foco a busca de estratégias metodológicas que poderão ser utilizadas e desenvolvidas por toda a comunidade escolar, em especial para o docente, para a inclusão da criança com TDAH com objetivo de desenvolvimento de suas potencialidades e superação das dificuldades para ajustar o andamento das atividades realizadas em sala de aula. O artigo propõe esclarecer o que é o TDAH, como identificar o aluno com TDAH e a importância da motivação na rotina escolar e sugerir algumas estratégias metodológicas para dar algumas alternativas para que o docente se apoie e oriente, buscando a harmonização dos conflitos encontrados para o desenvolvimento das potencialidades e inclusão do aluno com TDAH.