LETRAMENTO LITERÁRIO: O ENSINO DE LITERATURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Heber Junio Pereira Brasão
  • Cristina Soares de Sousa
  • Márcia Rodrigues Luiz da Silva
  • Gleice Kelly de Sousa
  • Natany Garcia Reis

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar como acontece o processo do letramento literário, refletindo sobre as dificuldades no ensino e aprendizagem da Literatura. Para a realização do trabalho utilizamos uma metodologia de referência bibliográfica e nos pautamos em autores como Cosson (2018), Yunes (2002), Soares (2004) Pereira (2015), Gomes (2010), Girotto (2010) Libâneo (2004), Pinheiro (2001) Canziani (2009), Paulino (2009), Gonçalves (2011) e Bakhtin (1995). Estimular a leitura de textos literários contribui para a formação de leitores críticos e desenvolvem a criatividade e habilidades cognitivas. Esses textos oferecem diversas possibilidades, onde a leitura acontece não só para gerar entretenimento, mas como forma de letramento, leituras de mundo, emocionais e sensoriais. Na perspectiva de que a presença dos textos literários seja necessária, destaca-se a relevância de ampliar e diversificar as possibilidades de leitura, pois, observa-se que a literatura na escola tende a reconfigurar os espaços e momentos de leitura preservando a humanização leitora.

Downloads

Publicado

05/09/2023