PROCESSOS EDUCATIVOS DE MULHERES SURDAS: TECENDO REFLEXÕES

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Resumo

O presente texto é um recorte de uma pesquisa em nível de mestrado, que vincula as relações sociais de gênero e a surdez. As protagonistas da pesquisa são dez mulheres surdas, com idades entre 17 e 27 anos, que estudam ou que já estudaram em escolas públicas do Município de Vitória da Conquista – BA. Para a produção dessas reflexões, partimos das bases teóricas dos estudos surdos e dos culturais para a educação, buscando fazer uma relação com a categoria de análise gênero. A questão principal que orienta o tema é: como se constituem os percursos e trajetórias educacionais de mulheres surdas do Município de Vitória da Conquista – BA? O objetivo geral é: compreender os percursos formativos e educativos de mulheres surdas, por meio dos estudos de gênero e da surdez. Buscamos seguir uma metodologia de cunho qualitativo e de natureza descritiva e exploratória. Para tanto, foram realizadas entrevistas. Os resultados evidenciaram que as mulheres entrevistadas enfrentam barreiras para se inserirem nos processos sociais e educacionais, mas são engajadas, pois compreendem suas histórias diferentemente dos paradigmas sociais naturalizados e buscam conquistar seus espaços por meio de diferentes estratégias de resistência.

Biografia do Autor

Silvia Regina Marques Jardim, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Araraquara (2011), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2003) e Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Araraquara (2000). É professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Vitória da Conquista, na área de Educação: gestão, didática e práticas pedagógicas.

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Publicado

17/12/2023

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Artigos