PROCESSOS EDUCATIVOS DE MULHERES SURDAS: TECENDO REFLEXÕES
Resumo
O presente texto é um recorte de uma pesquisa em nível de mestrado, que vincula as relações sociais de gênero e a surdez. As protagonistas da pesquisa são dez mulheres surdas, com idades entre 17 e 27 anos, que estudam ou que já estudaram em escolas públicas do Município de Vitória da Conquista – BA. Para a produção dessas reflexões, partimos das bases teóricas dos estudos surdos e dos culturais para a educação, buscando fazer uma relação com a categoria de análise gênero. A questão principal que orienta o tema é: como se constituem os percursos e trajetórias educacionais de mulheres surdas do Município de Vitória da Conquista – BA? O objetivo geral é: compreender os percursos formativos e educativos de mulheres surdas, por meio dos estudos de gênero e da surdez. Buscamos seguir uma metodologia de cunho qualitativo e de natureza descritiva e exploratória. Para tanto, foram realizadas entrevistas. Os resultados evidenciaram que as mulheres entrevistadas enfrentam barreiras para se inserirem nos processos sociais e educacionais, mas são engajadas, pois compreendem suas histórias diferentemente dos paradigmas sociais naturalizados e buscam conquistar seus espaços por meio de diferentes estratégias de resistência.