EDUCOMUNIC@NDO COM A FOLIA DE REIS MIRIM: UMA PROPOSTA LOCAL PARA O RESGATE DA CULTURA POPULAR E DA PROMOÇÃO DA CIDADANIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Silvia Maria Aparecida Vitorino Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este artigo tem por objetivo a formação de novos foliões mirim em 20 escolas municipais na cidade de Uberlândia-minas,a partir de uma proposta: a atuação do educomunicador como agente comunicador para materializar, pela mídia, uma tradição popular oral que completa centenário. O intuito é divulgar,preservar e resgatar a folia de reis, através das crianças e resgatar uma cultura de enorme significado humano. Por meio de ações de divulgação e difusão da cultura popular que está sendo esquecida. Esse movimento dos marginalizados no contexto de pós-modernidade revela como a pesquisa em folkcomunicação, contribui como mecanismo para divulgar a informação e comunicação da cultura popular nos diversos segmentos sociais, como sinaliza Luiz Beltrão.

Biografia do Autor

Silvia Maria Aparecida Vitorino, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Especialização em Gestão e Políticas Públicas, pela Faculdade Católica de Uberlândia (2012). Trabalha no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia no Setor de Serviço Social. Tem experiência em Saúde Pública e Administração geral,atuando nos seguintes temas: administração, saúde pública, educação e comunicação em saúde, gestão de pessoas, gestão financeira, sistemas de informação hospitalares, tecnologias de informação e comunicação. Atualmente é aluna do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Tecnologias,comunicação e Educação, na linha de pesquisa científico tecnológica: Tecnologias e Interfaces da Comunicação.

Downloads

Publicado

17/01/2014