LUDOTERAPIA COMO UMA ALTERNATIVA DE AUXÍLIO ÀS CRIANÇAS NO COMBATE À ANSIEDADE NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS PÓS-PANDEMIA
Resumo
O presente estudo pretende compreender a contribuição da Ludoterapia como estratégia de
atendimento nos casos de ansiedade em crianças, no retorno às aulas presenciais no período
pós-pandemia Covid-19. Para a realização do mesmo, foram pesquisados artigos nos bancos de
dados do Scielo e Pepsic, jornais e livros do acervo pessoal, excluindo os estudos que não se
relacionassem ao contexto. A pesquisa incluiu temas como a utilização da Ludoterapia em
diferentes práticas, as causas da ansiedade infantil no ambiente escolar, o impacto da pandemia
Covid-19 neste cenário. Mediante a pesquisa destes temas foi possível compreender que as
atividades lúdicas podem ser um diferencial positivo em vários contextos, pois leva a criança a
se desenvolver através do compartilhamento de seus conhecimentos mediante a exposição a um
ambiente desafiador e aberto ao novo. Ademais, nas experiências relatadas em diversas
pesquisas foi possível observar que o brincar permite à criança explicar o que está vivenciando,
desenvolver o seu raciocínio lógico, a sua comunicação verbal e a sua linguagem, o que lhe
permite compreender melhor o mundo à sua volta.