A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA FORMAÇÃO DE CONTABILISTAS DIGITAIS
Resumo
A contabilidade reestruturou seus processos tradicionais ao longo dos anos em busca de corresponder às demandas tecnológicas e econômicas da sociedade. Tais transformações redefiniram o papel do profissional contábil, fazendo com que ele passasse a ocupar funções fundamentais para a geração de dados e para a tomada de decisão, com base em uma visão sistêmica. Com o advento da Contabilidade Digital, os processos que antes eram realizados manualmente, foram inovados para ações tecnológicas disponíveis em sistemas de gestão, o que possibilitou a utilização das informações de maneira ágil e centralizada, reduzindo fraudes e sonegações fiscais. Assim, o estudo objetivou analisar a grade curricular do curso de Ciências Contábeis da Instituição de Ensino Superior Centro Universitário Mário Palmério, UNIFUCAMP, verificando se os futuros profissionais contábeis recebem suporte para desenvolvimento de competências digitais, com base nos conceitos abordados sobre Contabilidade Digital. Sob uma abordagem qualitativa, foram utilizados como procedimentos metodológicos a análise documental da instituição e pesquisa bibliográfica no repositório de dados Google Acadêmico. Os resultados demonstram que práticas e habilidades digitais podem ser comtempladas de forma dedutiva ou indutivamente nas disciplinas oferecidas pela grade curricular durante a formação dos graduandos, preparando-os para que sejam contadores digitais. Logo, a evolução digital é um desafio que impulsiona a promoção da inovação educacional, sendo necessário um currículo acadêmico flexível para adequações e adaptações, a fim de preparar os futuros contadores para o mercado profissional.