A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA FORMAÇÃO DE CONTABILISTAS DIGITAIS

Autores

  • Kerolayne da Silva Vasconcelos Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Simone Teles da Silva Costa Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Dênia Aparecida de Amorim Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Rubens José Pereira Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Resumo

A contabilidade reestruturou seus processos tradicionais ao longo dos anos em busca de corresponder às demandas tecnológicas e econômicas da sociedade. Tais transformações redefiniram o papel do profissional contábil, fazendo com que ele passasse a ocupar funções fundamentais para a geração de dados e para a tomada de decisão, com base em uma visão sistêmica. Com o advento da Contabilidade Digital, os processos que antes eram realizados manualmente, foram inovados para ações tecnológicas disponíveis em sistemas de gestão, o que possibilitou a utilização das informações de maneira ágil e centralizada, reduzindo fraudes e sonegações fiscais. Assim, o estudo objetivou analisar a grade curricular do curso de Ciências Contábeis da Instituição de Ensino Superior Centro Universitário Mário Palmério, UNIFUCAMP, verificando se os futuros profissionais contábeis recebem suporte para desenvolvimento de competências digitais, com base nos conceitos abordados sobre Contabilidade Digital. Sob uma abordagem qualitativa, foram utilizados como procedimentos metodológicos a análise documental da instituição e pesquisa bibliográfica no repositório de dados Google Acadêmico. Os resultados demonstram que práticas e habilidades digitais podem ser comtempladas de forma dedutiva ou indutivamente nas disciplinas oferecidas pela grade curricular durante a formação dos graduandos, preparando-os para que sejam contadores digitais. Logo, a evolução digital é um desafio que impulsiona a promoção da inovação educacional, sendo necessário um currículo acadêmico flexível para adequações e adaptações, a fim de preparar os futuros contadores para o mercado profissional.

Biografia do Autor

Kerolayne da Silva Vasconcelos, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP (2021).

Simone Teles da Silva Costa, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás, campus Catalão (2018). Pós-graduada em Auditoria Contábil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2019). Graduada em Administração pela Fundação Carmelitana Mário Palmério (2010). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Cruzeiro do Sul (2021). Coordenadora e professora no Centro Universitário Mário Palmério nos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

Rubens José Pereira, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Bacharel em Direito pela UNIFUCAMP - Centro Universitário Mário Palmério (2015), especialista em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Educacional (2016). Professor da UNIFUCAMP - Centro Universitário Mário Palmério. Tem experiência nas áreas de Direito, atuando principalmente nas áreas de Relações Humanas, Educação, Ética, OAB, Direito Tributário, Direito Empresarial, Direito Publico e Privado, empreendedorismo, Comportamento Organizacional.

Downloads

Publicado

28/03/2023