ANÁLISE DOS COMPONENTES CURRICULARES DE ROTINAS TRABALHISTAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Adriana Alves dos Santos Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Dênia Aparecida de Amorim Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Resumo

Os componentes curriculares de rotinas trabalhistas retratam estudos referentes ao processo de implantação, estrutura de funcionamento, mudanças na atual estrutura de informação trabalhista ao fisco nacional, impactos nas áreas de atuações das relações trabalhistas, importância e benefícios a serem alcançados. Nesta seara, o objetivo da pesquisa consistiu em analisar como as rotinas trabalhistas estão inseridas nas grades curriculares do Curso de Ciências Contábeis. Justifica-se a escolha do tema devido à sua relevância na formação profissional dos futuros contabilistas, além da preocupação com a qualidade do ensino, justamente ao propiciar ao Curso de Contabilidade a compreensão das principais normas e regulamentos que regulam as relações entre empregador e empregado. Para o desenvolvimento do estudo, realizou uma pesquisa qualitativa, uma vez que busca aspectos da realidade, ressaltando a compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais. No estudo, foi utilizada a pesquisa qualitativa no instante em que percebe que as rotinas trabalhistas devem ser entendidas a partir de características tidas como importantes, como conhecimentos específicos e práticos sobre rotinas trabalhistas que devem ser averiguados para obtenção de dados. Os componentes curriculares por parte do Centro Universitário UNIFUCAMP, buscam assegurar para os alunos, um dos objetivos propostos pelo ensino, que é alinhar o conhecimento e suas competências para compreender temas no âmbito específico da profissão, além da observação sistemática, e a preocupação em descobrir a existência de vários assuntos interligados a profissão futura do estudante.

Biografia do Autor

Adriana Alves dos Santos, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP (2022).

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

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Publicado

03/04/2023