REVISÃO DE LITERATURA DE TESES QUE UTILIZARAM A FENOMENOLOGIA COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO (2020-2021)

Autores

  • Gilson Pequeno da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Termisia Luiza Rocha Universidade Federal de Uberlândia - Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado de uma revisão sistemática de literatura na base de dados da CAPES de teses que utilizaram a abordagem fenomenológica como método de investigação no recorte temporal de 2020 a 2022, período de pandemia, período em que houve decretos de restrições e escolas e Universidades paralisaram por um longo período retornando de forma remota e híbrida. Foram encontradas utilizando o termo fenomenologia, 4529 teses e utilizando os critérios de inclusão e exclusão, área de conhecimento, avaliação, concentração e tipos programa, resultaram 9 teses para verificação e análise.

Biografia do Autor

Gilson Pequeno da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá - UNIC (2002), graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2005) e Especialização em Gestão na Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2006). Atualmente é professor de educação básica no Município de Várzea Grande e professor de educação básica na Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral e Educação Física no Ensino Superior na Formação de Professores, atua no Ensino Fundamental, atuando nos seguintes temas: lúdico, brincar, infantil, educação ambiental, formação, alfabetização.

Termisia Luiza Rocha, Universidade Federal de Uberlândia - Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba. Graduada em Pedagogia, com pós-graduação em Inspeção e Supervisão Escolar. Estudante de Graduação em Letras/Inglês. Estudante de Bacharelado em Serviço Social. Servidora pública efetiva lotada e em exercício na Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo. Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Mário Palmério em Monte Carmelo/MG desde 2011. Experiência como tutora de cursos de formação profissional "Curso de Formação de Professores para Educação de Jovens e Adultos - PROEJA" no Instituto Federal do Triângulo Mineiro ? IFTM e como tutora no Curso de Educação Ambiental da Universidade Federal de Ouro Preto.

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Acadêmico (mestrado e doutorado) e Profissional (mestrado). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991 - OAB/MG 82057). Graduado em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Mestre em Inovação e Sistemas Educativos pela Universidade Autônoma de Barcelona (1999). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais no Ensino - GRUPEM-UFU. Membro do Corpo Editorial das Revistas GeTeC: Gestão, Tecnologia e Ciências; Cadernos da Fucamp; InterSciencePlace. Membro do Corpo Editorial da Editora FUCAMP. É integrante do quadro de avaliadores de Cursos superiores presenciais e a distância do INEP/MEC. Foi Diretor de Ensino da Universidade Federal de Uberlândia (Janeiro de 2017 a Janeiro de 2021). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Docência Universitária, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Educacional, Educação Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Projetos Pedagógicos, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional.

Downloads

Publicado

14/02/2023