O PAPEL DOS INSTRUMENTOS E SIGNOS CULTURAIS NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

Autores

Resumo

Considerando a importância do desenvolvimento da mente para a formação dos indivíduos buscou-se no presente artigo, demonstrar com base em estudos bibliográficos da obra desenvolvida por Vigotski como a teoria deste autor descreve a evolução do psiquismo da criança a partir de um processo de maturação do organismo como um todo e principalmente na tomada de consciência dos próprios pensamentos. Questionou-se qual o papel dos instrumentos e dos signos no desenvolvimento do pensamento e suas relações com a educação.  Segundo a teoria vigotskiana, existe um processo de humanização a partir das práticas coletivas entre os seres humanos e a partir de interações interpessoais, já que os seres humanos, como seres sociais que são, estabelecem meios para se relacionarem e tais meios se dão principalmente por intermédio da linguagem e da comunicação, transmitindo sua cultura e aperfeiçoando seus conhecimentos. Demonstrou-se que no caminho para o desenvolvimento do pensamento o ser humano exerce contato com o mundo externo, e segue internalizando o mundo para dentro de si. A mediação com o mundo externo ocorre pela existência de dois elementos; são eles os instrumentos - objetos do mundo real e signos - objetos do mundo psicológico. Dessa forma estas ferramentas, instrumentos e signos, promovem a interação do homem com seu mundo, de maneira simbólica e instrumental. Esse processo está diretamente relacionado com a linguagem, por meio da palavra que representa para o pensamento algo do mundo real. Conclui-se que o papel dos instrumentos e signos na formação e desenvolvimento das funções psicológicas superiores pode ser potencializado pela prática educacional voltada à transformação do indivíduo em ser humanizado e que deve ter seu desenvolvimento psíquico elevado ao máximo, segundo defende a Teoria Histórico-Cultural.

Biografia do Autor

Eduardo Marega Angotti, UNIUBE - UNIVERSIDADE DE UBERABA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação - Uniube cujos estudos são vinculados à Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem / Bacharel em Direito.

Adriana Rodrigues, Universidade de Uberaba

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Especialista em Formação de Professores em EaD pela Universidade Federal do Paraná e Especialista em Gerenciamento de Redes de Computadores pela Universidade de Uberaba - Uniube. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - Ufscar. Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade de Uberaba, Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas e Licenciada em Matemática. Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). É pesquisadora do GEPIDE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação. É membro da REED/ Rede (Internacional) de Estudos sobre Educação. Pesquisa e escreve sobre os processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento, Didática, Formação e desenvolvimento profissional de professores.

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Publicado

28/03/2023