O PAPEL DOS INSTRUMENTOS E SIGNOS CULTURAIS NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
Resumo
Considerando a importância do desenvolvimento da mente para a formação dos indivíduos buscou-se no presente artigo, demonstrar com base em estudos bibliográficos da obra desenvolvida por Vigotski como a teoria deste autor descreve a evolução do psiquismo da criança a partir de um processo de maturação do organismo como um todo e principalmente na tomada de consciência dos próprios pensamentos. Questionou-se qual o papel dos instrumentos e dos signos no desenvolvimento do pensamento e suas relações com a educação. Segundo a teoria vigotskiana, existe um processo de humanização a partir das práticas coletivas entre os seres humanos e a partir de interações interpessoais, já que os seres humanos, como seres sociais que são, estabelecem meios para se relacionarem e tais meios se dão principalmente por intermédio da linguagem e da comunicação, transmitindo sua cultura e aperfeiçoando seus conhecimentos. Demonstrou-se que no caminho para o desenvolvimento do pensamento o ser humano exerce contato com o mundo externo, e segue internalizando o mundo para dentro de si. A mediação com o mundo externo ocorre pela existência de dois elementos; são eles os instrumentos - objetos do mundo real e signos - objetos do mundo psicológico. Dessa forma estas ferramentas, instrumentos e signos, promovem a interação do homem com seu mundo, de maneira simbólica e instrumental. Esse processo está diretamente relacionado com a linguagem, por meio da palavra que representa para o pensamento algo do mundo real. Conclui-se que o papel dos instrumentos e signos na formação e desenvolvimento das funções psicológicas superiores pode ser potencializado pela prática educacional voltada à transformação do indivíduo em ser humanizado e que deve ter seu desenvolvimento psíquico elevado ao máximo, segundo defende a Teoria Histórico-Cultural.