SENTIDOS E CONCEPÇÕES DA CORPOREIDADE NAS MÍDIAS EM EDUCAÇÃO

Autores

Resumo

Neste estudo, apresentamos uma pesquisa que objetivou a compreensão da relação entre as ações educativas, as mídias nesse contexto e a corporeidade. A corporeidade, identidade do ser no mundo e para o mundo, ainda passa por compreensões fragmentadoras do corpo, sobretudo no âmbito educacional e midiático, considerando que somente o pensamento é o ato corporal. Analisamos um conjunto de dez vídeos, expostos nos canais do Youtube, tendo como técnica de análise a Unidade de Significados. Na análise enumeramos cinco, a saber; Corporeidade, Aplicação do conhecimento, Cartesianismo histórico, Superação do cartesianismo, Motricidade. Ficou evidenciado que o corpo interagindo com as tecnologias que podem dar sentido a sua existência, a experiência midiática poderá ser fundamental nas ações educativas com todos os seus recursos disponíveis, levando o conhecimento a patamares concretos de vida.

Biografia do Autor

Laudeth Alves dos Reis, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutoranda em Educação (UFTM). Mestre em Educação (UFTM). Psicopedagoga (UNIG). Especialista em Educação Técnica e Tecnológica Inclusiva (IFTM). Pedagoga do Centro Socioeducativo de Uberaba (CSEUR). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO/UFTM).

Natália Papacídero Magrin, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutoranda em Educação (UFTM). Mestre em Educação Física (UFTM). Especialista em Educação Técnica e Tecnológica Inclusiva (IFTM). Bacharel em Educação Física (UFTM). Licenciada em Educação Física (Centro Universitário Claretiano). Chefe do Departamento de Esportes da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba. Docente nos cursos de Licenciatura e Bacharelado à distância em Educação Física na Universidade de Uberaba (UNIUBE). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO/UFTM).

 

Alessandra Jordão Gonzalez Borges, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestranda em Educação (UFTM). Coordenadora Pedagógica da Prefeitura de Uberaba (MG). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO/UFTM).

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutorado em Educação (UNICAMP) e Livre Docência (UNICAMP). Mestrado em Educação (UNIMEP). Graduação em Educação Física (UNIMEP). Graduação em Pedagogia (Faculdade de Educação Osório Campos-RJ). Graduação em Pedagogia (Faculdade de Educação Dom Bosco). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO/CNPq. Atualmente é professor do Curso de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de Educação.

 

Downloads

Publicado

03/04/2023