EDUCAÇÃO INCLUSIVA: MECANISMOS, ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE APOIO À PESSOA COM NECESSIDADE ESPECIAL
Resumo
Este artigo tem por finalidade discorrer acerca dos mecanismos de apoio à Educação Inclusiva, uma vez que este padrão de atendimento educacional se debruça no princípio do acolhimento e manutenção do discente com necessidade especial no âmbito escolar, visando seu pleno desenvolvimento educacional de ensino/aprendizagem, na colaboração dos seus processos evolutivos - cognitivo e social-; a metodologia utilizada será pautada em análise bibliográfica de configuração qualitativa/dedutiva. Por óbvio, este artigo não propõe esgotar os temas relacionados à Educação Inclusiva, tampouco, se apresentar de forma rígida, já que os fenômenos educacionais estão em constante processo. De tal modo, essa pesquisa objetiva verificar os processos interventivos utilizados no âmbito da educação inclusiva, a saber: os mecanismos, as estratégias e técnicas utilizadas, com fito de elucidar estes procedimentos de estruturação pedagógica na prática da educação inclusiva, podendo assim, ser objeto de análise em pesquisas posteriores.