OS QUADRINHOS E A CANÇÃO EM MOVIMENTOS DE RETEXTUALIZAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Luzana Alcântara dos Santos
  • Dennys Dikson

Resumo

A presente pesquisa busca discutir determinados processos ocorrentes na retextualização de atividades na sala de aula, partindo de um texto-base para um texto-fim com a utilização de dois gêneros distintos. Nosso trabalho debruça-se sobre a valorização da relação entre o texto escrito-escrito e o oral-escrito na retextualização. Os gêneros selecionados como texto-base e texto-fim foram canção e histórias em quadrinhos, respectivamente. O último tem como característica principal sua multimodalidade, e o primeiro se mostra como um texto híbrido (COSTA, 2007) resultante da fusão entre o oral e o escrito. Diversos estudos vêm sendo utilizados para ressaltar o uso das retextualizações como excelente movimento pedagógico de aprimoramento da leitura e da escrita de textos. A fundamentação teórica parte das investigações sobre a relevância do estudo de gêneros em sala de aula (MARCUSCHI, 2008; ANTUNES, 2009), bem como sobre os processos de retextualização (MARCUSCHI, 2001; DELL´ISOLA, 2007; DIKSON, 2018b, 2019; VERCEZE; NOGUEIRA, 2005; BENFICA, 2013) realizados pelos alunos em sala de aula. O Local escolhido para a pesquisa foi uma escola pública na zona rural do Munícipio de Paranatama-PE, com alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos revelam uma produção de retextualização com níveis de compreensão e com manutenção dos tópicos discursivos na relação entre textobase e texto-fim, movimento no qual os alunos eliminam os quadros tópicos menos relevantes e mantêm aqueles que de fato produzem sentido no texto final.

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Publicado

25/11/2021