ADEQUAÇÕES DA ESCOLA AOS TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19 NA VISÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO MÉDIO

Autores

  • Camila Aparecida Antunes Ferreira
  • Heber Junio Pereira Brasão
  • Cristina Soares Sousa
  • Maria do Carmo Abreu

Resumo

Introdução: Este trabalho apresenta um estudo na área da Prática de Ensino, especificamente sobre a pandemia do coronavírus e as adequações que foram impostas à escola, em trabalho a distância, na visão dos professores que trabalham nos ensinos Fundamental e Médio. Objetivo: Identificar os pontos positivos e negativos das aulas virtuais com trabalho a distância, devida ao isolamento decretado pelo Governo, no intuito de evitar a disseminação desordenada da doença, pelo contágio. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo, por meio de entrevistas com cinco professores do Ensino Fundamental e cinco do Ensino Médio, que estejam trabalhando vitualmente, devido à pandemia. As entrevistas foram feitas via Internet. Primeiramente, foi feita uma pesquisa bibliográfica, em livros, revistas e sites da Internet que tratam das relações de ensino e aprendizagem na escola. O projeto foi apresentado ao Conselho de Ética em Pesquisa da Unifucamp e aprovado, conforme Parecer (Apêndice 1) deste trabalho. Resultados e discussão: Os resultados mostram que os professores enfrentaram dificuldades no ensino remoto, principalmente no aspecto que concerne à manutenção do interesse dos alunos e à participação das famílias no processo. A questão socioeconômica dos alunos foi um fator apontado por todos. Considerações finais: Esta pesquisa teve limitações, principalmente em virtude do pequeno número de pessoas que responderam o questionário, mas, ainda assim, permitiu que se traçasse um quadro da aceitação do ensino remoto como alternativa para que não se perdesse o ano letivo. Como sugestão para futuras pesquisa, a presente poderia ser replicada com um número maior de participantes, sobretudo fazendo uma comparação ente o ensino na escola pública e o da escola particular.

Downloads

Publicado

12/10/2021